Serviço integra projeto da Prefeitura para promover a troca dos pontos de luz da cidade por lâmpadas de LED

Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

O trabalho para a modernização do sistema público de iluminação de Uberlândia agora está na concentrado em uma das vias de maior movimento da cidade: a avenida João Naves de Ávila. Realizada pela Prefeitura, por meio do contrato de Parceria Público Privada (PPP) da Iluminação com a empresa Engie Soluções Cidades Inteligentes e Infraestrutura de Uberlândia S.A., a troca dos tradicionais pontos de luz pelos modelos de LED acontece desde a manhã desta terça-feira (3) no sentido centro-bairro. No trecho, serão substituídas 550 luminárias.

A João Naves de Ávila é a terceira via a ser beneficiada pelas trocas. Em abril, 200 substituições por lâmpadas de LED foram realizadas na Avenida Rondon Pacheco. A intervenção ocorreu entre os bairros Vigilato Pereira e Tibery durante a fase piloto da modernização, período em que foram formatas as premissas de operação, manutenção e atendimentos da empresa em consonância com a PPP. Em outra avenida, a Adriano Bailoni, no bairro Presidente Roosevelt, a melhoria ocorreu em 35 pontos.

Assinado em janeiro, o contrato da PPP prevê a substituição de 87 mil lâmpadas em toda a cidade, o que, além de oferecer maior eficiência ao serviço, vai gerar uma economia de no mínimo 49,39% no consumo de energia pública. Metade das luminárias da cidade será trocada dentro de nove meses, resultando na modernização de 5.000 pontos de luz por mês.

A modernização da iluminação pública é apenas uma das obrigações previstas pela PPP. A empresa licitada ainda assumiu o compromisso de implementar o controle remoto da iluminação em pelo menos 23% da cidade (telegestão) em até 21 meses, iluminação de destaque em 12 espaços históricos em até três anos, ampliação do número de postes, expansão anual de 550 pontos de luz e melhoria da iluminação em locais de acessibilidade (como as rampas das calçadas), entre outras ações que colocarão a cidade dentro dos padrões da norma vigente para o setor, a ABNT NBR 5101.