Sinal entra no ar pelo canal 8.2, com qualidade Full HD, para auxiliar os alunos no aprendizado remoto

Divulgação

Em nova ação para ampliar o acesso de estudantes da Rede Municipal de Educação ao ensino remoto, a Prefeitura de Uberlândia inicia na próxima segunda-feira (10) a transmissão do programa “Escola em Casa” por meio de canal aberto de televisão. A programação diária, que vai das 7h às 22h, pode ser sintonizada pelo canal digital 8.2 UHF, com qualidade Full HD. A faixa aberta tornou-se possível devido a uma concorrência pública realizada pelo Município e que foi vencida pela TV Integração. O contrato, coordenado pela Secretaria Municipal de Educação, vigora até 31 de dezembro. (Saiba mais aqui)

“Somos uma das primeiras cidades, senão a primeira cidade de Minas Gerais, a contar com um canal exclusivo, à disposição 24h por dia, para poder garantir Educação aos alunos. Mesmo quando pudermos retornar com as aulas presenciais, o canal continuará como uma importante ferramenta de apoio ao aprendizado”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão nesta quinta-feira (6), quando a iniciativa foi lançada oficialmente ao lado de executivos da emissora.

Todo o processo de criação do canal e licitação para contratações da plataforma digital e da emissora de TV está amparado no decreto federal 10.312, de 4 de abril de 2020. O documento ampliou, temporariamente e em razão da pandemia da covid-19, o escopo de multiprogramação, com conteúdo específico destinado às atividades de educação, ciência, tecnologia, inovações, cidadania e saúde de entidades executoras de serviço de radiodifusão de sons e imagens em tecnologia digital, com fins exclusivamente educacionais ou de exploração comercial.

Videoaulas diárias para todas as turmas

Com todas as aulas e atividades produzidas pela Secretaria Municipal de Educação, o canal 8.2 UHF ainda oferece conteúdos complementares. Tem o “Dialogando com a Educação Especial” (específico para alunos com deficiência e familiares) e as videoaulas do “Vamos Aprender” (com materiais de cunho cultural e educacional das secretarias municipais de Cultura e Turismo e de Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação), além de conteúdos de transição da edição 2020 do programa “Escola em Casa”.

Os alunos da Educação Infantil e do 1° ao 9° ano poderão assistir as videoaulas no turno que estão matriculados na escola (manhã ou tarde). À noite, serão exibidas videoaulas da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para o Programa Municipal de Alfabetização de Jovens e Adultos (Pmaja). São nove aulas diárias, totalizando 45 videoaulas apenas durante este mês de maio.

Para viabilizar a produção por parte dos professores municipais, a Prefeitura também instalou um mini estúdio de gravação no Centro Municipal de Estudos e Projetos Julieta Diniz (Cemepe) e disponibilizou uma plataforma on-line licitada Xtream Solutions. A plataforma digital é especializada em oferecer recebimento, gestão, edição, arquivamento e conversão dos arquivos de vídeos para conteúdos televisivos, otimizando e simplificando os processos.

No Portal da Prefeitura, www.uberlandia.mg.gov.br, os estudantes encontram a página dedicada ao “Escola em Casa”, que continua oferecendo materiais de apoio, além de links para acesso às videoaulas que ficarão armazenadas na plataforma Xtream Solutions. Os alunos utilizam como usuário o número de matrícula escolar e como senha a data de nascimento.

Ensino remoto
Com as aulas presenciais suspensas temporariamente em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação (SME) desenvolveu ferramentas capazes de manter o acesso à aprendizagem mesmo à distância. Uma das alternativas encontradas durante o ano de 2020 foi disponibilizar videoaulas na TV Universitária e no Portal da Prefeitura. Durante a grade da emissora, foram exibidos programas gravados pelos professores, trabalhando conteúdos que os alunos aprenderiam no contexto presencial nas salas de aula.

Neste ano de 2021, diante da continuidade do cenário pandêmico e da imprecisão quanto ao retorno das aulas presenciais, tornou-se necessário ampliar o alcance desse recurso remoto educacional. Após análises, as equipes da SME constataram a eficácia do uso de canal aberto na televisão por ser um meio de fácil acesso, estar presente em muitos lares e que independe de operadoras de televisão por assinatura ou internet. Outro benefício é facilitar que as famílias acompanhem o aprendizado de crianças e adolescentes.

Programação e demais informações do novo Canal Digital 8.2 podem ser conferidas no Portal da Prefeitura pelo endereço http://www.uberlandia.mg.gov.br/escolaemcasa