Iniciativa faz parte do projeto Fruticultura Uberlândia que doou mais de 43 mil mudas frutíferas a 108 produtores

Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A Prefeitura de Uberlândia, por meio da Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD), segue com seu constante apoio aos produtores rurais do município. Como incentivo à produção comercial, o projeto Fruticultura Uberlândia tem incentivado o cultivo de pomares desde o ano passado, quando a gestão municipal realizou, mediante edital, a doação de cerca de 43 mil mudas frutíferas a 108 produtores.

Durante o período pandêmico em que o mundo se encontra, a Secretaria segue realizando visitas técnicas nos pomares para que os produtores consigam trabalhar com uma mão de obra menor e maximizar a colheita, prevista para o próximo semestre. As orientações técnicas consistem em manejo dos pomares, poda, condução do pomar controle de pragas, fertilização e estão sendo realizadas respeitando orientações de segurança como distância de ao menos 2 metros, uso de máscara e álcool 70%.

A partir de junho, será iniciada a colheita de mamão e banana de parte das áreas plantadas, além de diversas outras variedades até o final de 2020. A projeção é que, até 2022, mais de 2,2 milhões de quilos de frutos sejam colhidos somente nas áreas implantadas no Projeto Fruticultura Uberlândia, gerando uma receita somada de quase R$ 6 milhões de reais aos beneficiados, fortalecendo a renda das famílias e a economia do município.

Capacitação e apoio técnico

Desde o início do projeto, todos os produtores receberam capacitações para o preparo de solo, plantio e manejo inicial das mudas, em um total de 240 horas de treinamento, além de 352 visitas e outros 370 atendimentos, o que totalizou aproximadamente 2000 horas de assistência técnica até o mês de abril.

Certificação orgânica

Uma das vertentes do projeto é a produção de frutas em sistemas agroflorestais e orgânicos. Para isso, os produtores foram incentivados a criar sistemas produtivos em áreas subutilizadas ou degradadas, sem a utilização de insumos sintéticos e racionalizando a demanda por recursos hídricos. A partir daí, cerca de 1/3 dos produtores do projeto já buscam ou conquistaram a certificação orgânica para seus produtos.

Projeto Fruticultura Uberlândia

O Projeto Fruticultura Uberlândia teve início em 2019 com o objetivo de estimular a produção, o consumo e agregar valor aos frutos produzidos no município de Uberlândia, priorizando sistemas de produção sustentáveis. O trabalho iniciou com a seleção de 108 produtores em julho de 2019, para o recebimento de 43.056 mudas de 12 variedades de mudas frutíferas (Abacate, Banana Prata-Anã, Coco Anão, Goiaba Vermelha Gigante, Laranja Pera-Rio, Limão Taiti, Mamão Formosa, Mamão Papaya, Manga Palmer, Manga Tommy, Maracujá e Mexerica Ponkan), além de duas variedades para composição de sistemas agroflorestais (Eucalipto grandis e Café Arábica), doadas pelo município.

Escoamento dos produtos

Para permitir escoamento eficiente dos frutos, a equipe técnica da Prefeitura orienta e conduz estratégias de escalonamento de produção, vendas por meio das cooperativas do município, vendas institucionais, certificação orgânica e beneficiamento em agroindústrias de pequeno porte.

O primeiro passo para exportação dos produtos do Projeto Fruticultura Uberlândia já foi realizado, por meio da apresentação do projeto na sede da Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS) em Brasília. Nessa reunião, foi verificada a viabilidade e interesse de exportação dos produtos em questão para mercados da Europa e Oriente Médio.

O próximo processo a ser realizado com os agricultores é a rastreabilidade de todos os produtos do projeto. Assim, é possível que o consumidor tenha acesso a dados sobre a área de produção, data da colheita e insumos utilizados. Segundo a SMAAD, o objetivo é gerar confiabilidade no alimento oriundo do projeto, além de agregar valor ao produto e permitir sua inserção em mercados específicos

Free WordPress Themes, Free Android Games