Ascom/PMA

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Agricultura Pecuária, Abastecimento e Agronegócios, estão realizando nesta semana, fiscalizações nas feiras-livres que voltaram a ser realizadas após a suspensão das atividades ordenadas pelo Comitê de Gestão de Crise, que trabalha na linha de frente contra o Coronavírus.

O Secretário Mairon Ramos juntamente com a equipe da secretaria, visitaram as feiras-livres realizadas nos bairros: Bosque e Industriários. Mairon explicou que a fiscalização tem como objetivo verificar se todas as medidas preventivas de conscientização determinadas pela Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – SEAPA, estão sendo cumpridas por parte dos feirantes e visitantes do local.

Nas visitas estão sendo protocoladas junto a cada feirante, as recomendações para que os trabalhadores possam continuar exercendo a venda de produtos que são essenciais para os feirantes e para a comunidade. As recomendações para o bom funcionamento da feira diante da pandemia são as seguintes: uso de máscara, uso de luvas, álcool em gel em todas as bancas, observação de três metros de uma barraca para outra, três metros de distância de residências, controle de pessoas transitando em cada feira realizada, recomendar para que clientes estejam utilizando máscaras, criação de um grupo de whatsApp para comunicação dos fiscais para fiscalização e alternância dos lugares como já de costume e diminuição dos horários.

O secretário citou ainda que neste final de semana prolongado, ocorrerá uma Campanha de Conscientização de Prevenção da Feira-Livre, sobre o Covid-19. A campanha ocorrerá com a presença da ex-coordenadora de Vigilância Sanitária, Emiliane Veloso de Almeida Borges.

“Estamos trabalhando com retorno da feira-livre e orientando os proprietários de bancas para que possam se adequar. A não adequação ao que determina a Secretaria do Estado pode gerar problemas. As fiscalizações são importantes para evitar o descumprimento das ações implantadas contra a pandemia Coronavírus”, destacou o secretário Mairon Ramos.

“Nossa gestão trabalhou junto a secretaria de Agricultura para o retorno dos trabalhos na feira-livre. Orientamos aos feirantes para que acatem as decisões tomadas pelo estado e que precisam ser cumpridas”, disse o prefeito Marcos Coelho.