Ivan Santos*

Com a aproximação das datas que tratam das eleições municipais neste ano, os paridos estão diante de uma realidade nova imposta pela lei eleitoral em vigor: não podem se coligar para disputar cargo de vereador. Cada partido terá que conquistar sozinho os votos de legenda para eleger vereadores. Em Uberlândia, por exemplo, a legenda das a eleição de vereador neste ano ainda não foi definida pela Justiça Eleitoral, mas deverá ficar em torno de 12 mil votos. Se esta for a marca, um partido, grande, médio ou pequeno, terá que conquistar sozinho, pelo menos 12 mil votos para eleger um vereador. Por isto os dirigentes dos partidos planejam lançar chapa completa de candidatos a vereador. No entanto, há uma dificuldade a transpor. A chapa de candidatos a vereador terá que ter 30% de mulheres candidatos. Se um partido não conseguir o número desejado de mulheres candidatos, os candidatos homens serão reduzidos na mesma proporção de modo que na chapa as mulheres representem 30% e os homens, 70%.Neste ano, o cenário indica que poderá haver muitas mulheres candidatos “pro forma”, comumente classificadas como “laranjas”.

Com uma legislação eleitoral irrealista que pretende forçar os paridos a lançarem, pelo menos 30% de mulheres candidatos num país ode elas apenas começam a se interessar por mandatos políticos, vários partidos decidiram lançar cursos de formação política pela internet. Na prática, muitas mulheres que se inscrevem nesses cursos o fazem somente com a intenção de contar com recursos financeiros do partido para tentarem conquistar um mandato de vereador. A maioria desconhece a filosofia e os objetivos políticos do Partido que oferece o curso preparatório para candidatos e candidatas.

Neste ano, em Uberlândia, deverá faltar mulheres para preencher tantas vagas de candidatas oferecidas pelos partidos que tentarão sobreviver depois das eleições de outubro. Várias legendas serão enterradas depois dos resultados das urnas. A primeira dificuldade que encontrarão será laçar chapa completa de candidatos com 30% de mulheres.

*Jornalista