Atualmente, há nove intervenções já iniciadas nos setores sul, leste e oeste da cidade

Obra de duplicação da ponte Cícero Naves de Ávila – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Nos próximos meses, motoristas e usuários do transporte coletivo encontrarão uma cidade com mais fluidez e agilidade no trânsito. Tal avanço será possível graças ao Programa Uberlândia Integrada II, anunciado pelo prefeito Odelmo Leão em novembro de 2018, que consiste no maior pacote de obras viárias da história do município. Com um investimento de mais de R$ 140 milhões, fruto do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), a iniciativa é viabilizada junto à Caixa Econômica Federal.

Atualmente, são nove obras já iniciadas nos setores sul, leste e oeste. “Estamos trabalhando duro para finalizar todas as intervenções e, assim, atender às necessidades do nosso povo. Uberlândia cresceu muito nos últimos anos e a mobilidade urbana precisa acompanhar a evolução da cidade”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Confira o andamento das obras:

– Prolongamento da rua das Papoulas

Com 98% de conclusão, o prolongamento da rua das Papoulas até a rua dos Jasmins, no bairro Cidade Jardim, está em fase de acabamento. A intervenção possibilita um acesso direto até a MGC-455 e facilitará o acesso entre os setores sul e oeste.

Junho de 2019 / Junho de 2020

– Duplicação da ponte Cícero de Naves de Ávila

Com um fluxo diário de até 25 mil veículos, a ponte Cícero Naves de Ávila já não conseguia comportar o volume de automóveis. Atualmente, as obras estão com cerca de 90% de conclusão, faltando apenas a instalação do guarda rodas e a pavimentação. Além da duplicação da ponte, será feito também o prolongamento de parte da avenida dos Vinhedos e de uma outra parte da rua das Papoulas.

Agosto de 2019 / Janeiro de 2020

– Prolongamento e construção de ponte na rua da Carioca

Para facilitar o acesso ao setor universitário e ao Polo Tecnológico Sul, a administração municipal está executando a construção da ponte da rua da Carioca e o prolongamento de um trecho da via. Com 75% de conclusão, a intervenção irá também reduzir o tráfego da avenida Nicomedes Alves dos Santos, uma das mais importantes da cidade.

Julho de 2019 / Janeiro de 2020

– Construção de ponte na avenida Oscarina Cunha Chaves

Com mais de 70% de conclusão, a ponte fará a interligação entre a avenida Oscarina Cunha Chaves até a rua dos Sabiás, no bairro Cidade Jardim, passando sobre o Rio Uberabinha. Depois de concluída, a expectativa é que a intervenção beneficie mais de 16 mil veículos por dia e 1,2 mil usuários do transporte coletivo.

Junho de 2019 / Junho de 2020
– Construção do Terminal Dona Zulmira

O sétimo terminal da cidade contará com 5,3 mil m², sendo 3 mil m² de área construída e beneficiará especialmente os moradores dos bairros Taiaman, Jardim Patrícia, Tocantins, Guarani e Dona Zulmira. O equipamento está localizado na avenida Aspirante Mega, no cruzamento com a avenida José Fonseca e Silva, no bairro Dona Zulmira. Com 75% das obras concluídas, depois de pronto a expectativa é que mais de 60 mil pessoas sejam beneficiadas.

Março de 2019 / Dezembro de 2020
– Construção da ponte na avenida dos Mognos

A ponte da avenida dos Mognos sobre o rio Uberabinha será um importante elo entre os setores oeste e central de Uberlândia, criando novas possibilidades de rotas para os motoristas e para o transporte público. A intervenção também dará apoio à avenida Getúlio Vargas e oferecerá uma ligação direta às avenidas Rondon Pacheco, Marcos de Freitas Costa e bairros da região central, como Daniel Fonseca e Martins. Com cerca de 30% de conclusão, a estimativa é de que 15 mil veículos possam trafegar pela região diariamente.

Novembro de 2019

– Construção de viaduto na rua Conrado de Brito

Localizado no bairro Custódio Pereira, o viaduto favorecerá linhas do transporte público atendendo cerca de cinco mil passageiros e 20 mil veículos por dia. Os trabalhos estão na fase inicial, como por exemplo, a montagem do canteiro e a adequação do terreno para a construção das vigas do viaduto.

– Construção da trincheira no trevo Ivo Alves Pereira

A última obra a ser iniciada é uma das mais aguardadas pelos moradores do município. Iniciada em dezembro do ano passado, a construção da trincheira no trevo Ivo Alves Pereira, também conhecido como Trevo do Topas, está avançando. A intervenção, executada no encontro dos bairros Cidade Jardim e Planalto, é ponto de acesso a mais de 15 bairros da região oeste e conta com um fluxo diário de mais 50 mil veículos.

Dezembro de 2019 / Janeiro de 2020

– Execução de recapeamento em todas as regiões da cidade

Desde 2018, a administração municipal tem se esforçado para recuperar o pavimento de toda a cidade. De lá pra cá, são mais de 180 km de vias recapeadas e a estimativa é que o trabalho seja executado em 300 km. Para selecionar os pontos, a Prefeitura levou em consideração critérios como volume de tráfego, presença de transporte coletivo e estado de degradação da via.