Ascom/PMU

Válido para o exercício 2020/2023, documento vai nortear políticas públicas da Prefeitura de Uberlândia

A Prefeitura de Uberlândia deu mais um passo dentro das políticas públicas para o desenvolvimento sustentável e responsável da cidade. Por meio da Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), já está em vigor o novo Plano Municipal de Turismo (PMTur). Elaborado com apoio do Conselho Municipal do setor, o Comtur, o documento define estratégias, ações e metas para o exercício 2020/2023. (Acesse aqui)
“Durante o ano de 2019, realizamos reuniões setoriais, procuramos ouvir os representantes do segmento turístico, além de termos a participação do Comtur para chegar no Plano Municipal de Turismo que apresentamos agora. Não se trata de um documento definitivo, mas de um conjunto de diretrizes para nos guiarmos nesses quatro anos”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Raphael Leles.
O novo PMTur considera o turismo como “fenômeno econômico e social capaz de gerar emprego e renda”. Dentro desse conceito, o documento destaca oito pilares: captação de eventos e recursos financeiros, capacitação profissional, fortalecimento do turismo de negócios, promoção dos turismos rural, cultural, de entretenimento, religioso e gastronômico, estímulo à comercialização e prospecção do destino, fortalecimento das infraestruturas urbana e turística, consolidação do sistema de atendimento ao turista e estímulo à geração de emprego e renda associada à indústria do turismo.
O planejamento apresenta objetivos de curto (até dois anos), médio (até três anos) e longo prazo (até quatro anos). Além disso, determina quais ações são contínuas, como o estímulo à economia local e a valorização da história da cidade e dos distritos.

Potencial reconhecido
Em 2019, Uberlândia conquistou importantes reconhecimentos na área. Subiu para a categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, divulgado em agosto pelo Ministério do Turismo, classificação que indicou que a cidade está entre as de maior fluxo turístico e maior número de empregos e estabelecimentos no segmento de hospedagem.
O Ministério do Turismo também apontou, em levantamento publicado em setembro, que Uberlândia é o principal destino internacional de turistas entre os município do interior de Minas Gerais.