Ivan Santos*

Segundo a Wikipédia, “Elitismo ou Oligarquismo é uma vertente da ciência social baseada no princípio minoritário, segundo o qual o poder político está sempre nas mãos de uma minoria bem ajustada. Segundo Pareto, “é a democracia clássica é um ideal, uma utopia, que se encontra descrito na República de Platão e Aristóteles, seu discípulo”. Não queremos dizer que o Partido NOVO é uma agremiação política com visão elitista porque a instituição é nova e apenas dá os primeiros passos na política nacional com alguns astros cintilantes a brilhar na constelação nacional. No entanto, publicamos abaixo uma nota veiculada esta semana pelo Núcleo do NOVO em Uberlândia que serve para quem quiser fazer uma análise mais profunda sobre a conduta e os objetos dos “novos” no processo político nacional atual e futuro.

NOTA OFICIAL ELEIÇÕES 2020

O NOVO Uberlândia anuncia que, por decisão oficial de seu Diretório Nacional, contrariando os apelos do Diretório Estadual e do Núcleo de Uberlândia, não terá candidato a vereador nas eleições de 2020 e não participará do pleito para o Executivo.
Durante os últimos meses, a legenda realizou um processo seletivo para avaliar os possíveis candidatos. A cidade contou com quatro inscritos, mas, apenas um deles chegou à fase final tendo sido aprovado na última etapa.
No Brasil, apenas 68 cidade, sendo 8 em Minas Gerais (Juiz de Fora, Belo Horizonte, Uberlândia, Uberaba, Contagem, Araxá, Patos de Minas e Poços de Caldas) cumpriram os diversas pré-requisitos estipulados pelo Diretório Nacional para poderem participar do processo seletivo para as eleições municipais de 2020, sendo que destas apenas 33 cidades tiveram candidatos aprovados para o Executivo Municipal, das quatro em Minas Gerais que será divulgadas(sic) esta semana pelas Diretórios Nacional e Estadual.
Por norma estabelecida pelo Diretório Nacional, apenas as cidades com candidatos aprovados no processo seletivo para o Executivo poderiam participar da eleição para o Legislativo, mas excepcionalmente uma única cidade por estado poderia concorrer excepcionalmente para o Legislativo sem candidato a prefeito.
Em Minas Gerais, Juiz de Fora, no interior, obtive maior quantidade de filiados e maior número de doações durante todo o tempo foi a escolhida para participar das eleições de 2020 apenas com candidatos ao Legislativo Municipal.
Para nós, do NOVO Uberlândia, a notícia é desalentadora, mormente pelo período ímpar que a política local vive, com vários vereadores afastados respondendo por processos criminais. Com vários filiados e militantes de reconhecida competência e ilibada reputação interessados em se candidatar e fazer política de um NOVO jeito.
O Núcleo do NOVO Uberlândia agradece a participação e o apoio de todos que acreditam no projeto e lamenta muito pela frustração de não podermos participar dessas eleições. Uberlândia, 21 de janeiro de 2020”

*Jornalista