Ivan Santos*

Se a indústria nacional continua emperrada, os industriais precisam se movimentar para reverter a situação. O Brasil mudou com o governo liberal que assumiu o poder. Os industriais se acostumaram com ajuda do governo desde o regime dos militares, no tempo de FHC, de Lula, de Dilma e de Temer. Eram governos sociais-democratas, exceto Lula e Dilma que eram um arremedo de socialistas. Agora o governo é liberal como pediu a maioria dos agentes econômicos nacionais. O capitão-Mito que hoje governa a República Brasileira já disse que o Estado, através do governo não vai intervir na economia. O Estado vai cuidar das reformas estruturais e o setor econômico produtivo que se organize como quiser para competir no mercado nacional e no internacional. Isto é liberalismo econômico. O atual governo não vai oferecer dinheiro subsidiado para capital de giro ou investimento nem concederá subsídios para empresas campeãs como fizeram Lula e Dilma. Acabou o capitalismo de companheiros. Agora, cada um que se vire no seu quadrado e quem não tiver competência não se estabeleça na indústria, no comércio nem nos serviços. Vá trabalhar de empregado onde encontrar serviço. Isto é liberalismo econômico.
A resposta do governo do Mito é curta e simples: O setor produtivo está livre para fazer associação com quem quiser e se organizar sem complicação. O governo já fez a reforma da Previdência para tentar ajustar as contas públicas e vai propor ao Congresso as reformas Administrativa para reduzir custos operacionais públicos e a reforma tributária para reduzir, pelo menos, a burocracia para os agentes econômicos. O governo também vai cuidar de abrir as portas do mundo para as relações de comércio com o Brasil. O protecionismo estatal para encantar a companheirada acabou. Está no poder hoje e vai ficar lá por muito tempo ou até quando o povo quiser, um governo liberal na economia e conservador nos costumes. O papo furado da igualdade social acabou, Tigrada. Agora, quem não produzir bem vai se lascar.
Entre 2015 e 2018, 25 mil indústrias nacionais fecharam as portas por razões diversas. O governo, no ano passado, reduziu o juro básico para 4,5% ao ano, a menor taxa dos últimos 50 anos e a inflação está controlada dentro da meta de 4,5 ao ano. Os empregos estão voltando e quem tiver habilidade vai permanecer no mercado. O governo liberal está preparado para comemorar a sobrevivências dos mais hábeis. O país das mamatas acabou. Assim é o governo liberal do Mito. As palavras social e socialismo foram riscadas do moderno dicionário político do Brasil. Tá OK?!

*Jornalista