Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

O prefeito Odelmo Leão anunciou nesta quarta-feira (15), no Centro Administrativo Municipal, a ampliação do Programa Coleta Seletiva para 16 novos bairros da cidade. Com a iniciativa, o serviço e responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) passa a atender, ao todo, 45 bairros de Uberlândia. Com a expansão do serviço, a expectativa é que o volume de materiais recicláveis recolhidos ao mês pelo programa aumente de 200 para 240 toneladas. São materiais que continuarão sendo destinados a cinco associações e uma cooperativa de recicladores.

De acordo com Odelmo Leão, a iniciativa contribui para a preservação ambiental e incentiva a população a separar de formar adequada o material reciclável, gerando emprego, renda e inclusão social. “Este programa iniciado na minha gestão em 2011 tem sido muito produtivo, unindo a população, os órgãos públicos e associações em benefício da própria sociedade, fazendo de Uberlândia uma cidade mais limpa e sustentável”, afirmou.

Os novos bairros que passarão a contar com a coleta seletiva são: Tubalina, Planalto, Chácaras Tubalina e Quartel, Altamira, Morada da Colina, Jardim Inconfidência, Pacaembu, Santa Rosa, Maravilha, Marta Helena, Lagoinha, Carajás, Pampulha e Nossa Senhora das Graças, Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico.

O vice-prefeito e diretor geral do Dmae, Paulo Sérgio Ferreira, destacou que a coleta seletiva atende atualmente 46% da cidade e, com a ampliação, passa a atender cerca de 60% reaproveitando os recicláveis e reduzindo a quantidade de resíduos destinados ao aterro sanitário. “Desde que a gestão dos resíduos sólidos passou para o Dmae em 2017, temos procurado melhorar a eficiência dos processos. A autarquia também realiza um importante trabalho de educação ambiental, incluindo a coleta seletiva, nas escolas durante todo o ano”, explicou.

Para conscientizar os moradores sobre o novo serviço de coleta nestes bairros, o Núcleo da Coleta Seletiva do Dmae começa na segunda-feira (20) uma ação de conscientização porta a porta com a distribuição de imãs e folhetos explicativos aos moradores informando os dias de recolhimento em cada bairro e explicações sobre a separação do material que pode ser reciclável.

Escolas e Órgãos Públicos

Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação
A coleta seletiva em Uberlândia atende 50 escolas da rede municipal e estadual, a Coleta Seletiva, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM), os Hospitais de Clínicas da UFU e Municipal, diversas empresas e estabelecimentos comerciais. No ano passado, o serviço incluiu em seu raio de atuação 28 condomínios, oito órgãos públicos das esferas municipal estadual e federal, seis empresas privadas e 10 escolas.

Funcionamento da Coleta Seletiva
O ‘ecocaminhão’ recolhe os materiais recicláveis (papel, plástico, vidro e metal), uma vez por semana nas ruas dos bairros atendidos e, na região central, o caminhão passa diariamente. O veículo tem a logomarca da coleta seletiva e emite uma sonorização peculiar, avisando os moradores que a coleta seletiva está passando próximo à residência, para que eles coloquem o saco com os materiais recicláveis na rua.

Confira abaixo os dias da coleta seletiva em seu bairro:
SEGUNDA
Diurno (a partir das 8h) TERÇA
Diurno (a partir das 8h) QUARTA
Diurno (a partir das 8h)
Cazeca
Dona Zulmira
Jardim Patrícia
Luizote
Mansour
Tibery
Morada do Sol
Tubalina
Chácaras Tubalina e Quartel
Planalto Cidade Jardim
Daniel Fonseca
Lídice
Martins
Osvaldo Rezende
Santa Mônica
Segismundo Pereira
Vigilato Pereira
Morada da Colina
Altamira
Parque Residencial Camaru e Jardim Botânico Dona Zulmira
Jardim Patrícia
Luizote
Fundinho
Lídice
Tabajaras
Umuarama
Maravilha
Santa Rosa
Marta Helena
Lagoinha, Carajás e Pampulha

QUINTA
Diurno (a partir das 8h) SEXTA
Diurno (a partir das 8h) SEGUNDA A SEXTA
Noturno (a partir das 17h)
Bom Jesus
Custódio Pereira
Martins
Osvaldo Rezende
Patrimônio
Santa Mônica
Segismundo Pereira
Jardim Karaíba
Alto Umuarama
Jardim Inconfidência Aparecida
Brasil
Jaraguá
Roosevelt
Saraiva
Pacaembu Centro

O que destinar à coleta seletiva
– Papel, vidro, plástico e metais
– Óleo de cozinha usado (guardado em garrafas pet)
Cuidados na hora da separação do material reciclável
– Plásticos: lave-os bem para que não fiquem restos do produto dificultando a triagem e o aproveitamento do material
– Vidros: lave-os bem e retire as tampas
– Latinhas de refrigerantes, cervejas e enlatados devem ser amassados ou prensados para facilitar o armazenamento
– Tetrapak: lave-as bem para evitar mau cheiro, a contaminação de outros itens recicláveis e surgimento de ratos e baratas
– Deixe todas as embalagens bem secas antes do descarte, seja qual for o material a ser reciclado
OBS: Não é necessária a separação do material reciclável por tipo, somente separar o material seco e úmido (orgânico – destinado à coleta convencional).

Free WordPress Themes, Free Android Games