Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Na tarde desta sexta-feira (10), o prefeito Odelmo Leão conduziu uma reunião com membros da Comissão do Plano de Emergência Pluviométrica (PEP)*, formada por representantes das secretarias municipais, autarquias, bem como por membros de órgãos de segurança e de outras entidades. Na ocasião, também foi apresentada a nova cartilha do PEP desenvolvida pelo Município.

A reunião ocorreu no Centro Administrativo Municipal, ocasião em que, além de ser apresentada nova cartilha do PEP, foram discutidas questões relacionadas à Defesa Civil e reforçadas ações preventivas e medidas emergenciais a serem adotadas nos próximos meses. O encontro geral foi organizado em função da possibilidade de chuvas concentradas caírem sobre Uberlândia de janeiro a abril deste ano.

Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

No encontro, o prefeito reforçou a necessidade do compromisso de todos os participantes em aprimorar as estratégias adotadas para evitar transtornos na temporada de chuvas. “Esse é um trabalho que exige esforço conjunto. Trata-se da segurança da população, então a prefeitura está à disposição 24h nestas circunstâncias e tem feito o que pode para colaborar”, disse Odelmo Leão.

A reunião contou também com uma breve apresentação do professor de Climatologia da UFU Paulo Cezar Mendes sobre a situação climatológica e pluviométrica para a cidade nos próximos meses. Segundo ele, nos 10 primeiros dias de janeiro foram registrados cerca de 90 mm de precipitação e, para a próxima semana, são esperados mais 100 mm de chuva na cidade. “Em dezembro, tivemos aproximadamente 360 mm de chuva registrados, o que representa um índice 100 mm maior que nos outros meses de dezembro dos últimos cinco anos. Apesar de ser bom como recurso hídrico, são chuvas intensas e precisamos estar alertas a isso”, explicou o professor.