Ivan Santos*

O médico e ex-deputado federal constituinte, Francisco Humberto de Freitas Azevedo, mas conhecido entre nós como Chico Humberto, prepara-se para retornar à cena política municipal a partir deste ano. Com experiência estratégia eleitoral e partidária, há dias Chico Humberto conversa com lideranças políticas de Uberlândia e da região para sondar o campo de ação. Tanto pode ele tentar retornar à Câmara Federal em 2022 ou disputar a prefeitura neste ano. Vai depender das costuras políticas que ele possa fazer nos próximos meses.
Para os uberlandenses e uberlandinos da nova geração que não conhecem Chico Humberto, é bom lembrar: ele é membro de uma importante família do Triângulo Mineiro, com raízes históricas em Uberlândia e Uberaba; elegeu-se deputado federal constituinte em 1985 e foi ativo representante da corrente socialista do PDT até a votação da Constituição de 1988. Neste ano uniu-se ao líder político conservador, Virgílio Galassi, do PDS (Partido que sustentou os governos dos militares até 1985) e elegeu-se vice-prefeito de Uberlândia com Galassi como titular do cargo executivo. Chico esperava que Galassi o apoiasse para a Prefeitura, mas o prefeito preferiu o líder ruralista dele aliado há muitos anos, Paulo Ferolla da Silva.
O político Chico Humberto tentou se eleger prefeito de Uberlândia em 1992 e em 1996 pelo PDT, mas sem sucesso. Tentou retornar à Câmara, mas também não se elegeu. Então decidiu retornar à Medicina e instalou-se com um consultório em Brasília, onde é um profissional conceituado e bem-sucedido. Hoje, certamente, o ex-deputado percebeu que há mudanças na visão política futura entre os eleitores de Uberlândia e da região e decidiu fazer por aqui uma sondagem de campo. Neste momento o ex-vice-prefeito testa a própria viabilidade eleitoral em contatos com lideranças de Uberlândia e da região de olho na eleição de 2022. Ainda não está visível uma tomada de decisão do experiente político, mas quem acompanha o processo sucessório municipal não tem dúvida: Chico Humberto sabe que o prefeito Odelmo Leão, virtual candidato à reeleição, é um nome eleitoralmente fortíssimo hoje. Ele também sabe que política é como nuvem que pode mudar de um instante para outro e, assim, ele se prepara para o que der e vier. Por enquanto, Chico Humberto é um avião a procura de um campo para aterrizar e depois decolar rumo a Brasília ou montar barraca no arraial para tentar conquistar o poder municipal. Quem viver, verá o que poderá acontecer.

*Jornalista