Serviço agora contará com sete veículos para atendimento aos chamados de traumas e emergências da população

Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação

O Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) ganhou um reforço para os atendimentos de traumas e emergências solicitados pela população de Uberlândia. Nesta sexta-feira (6), a Prefeitura de Uberlândia destinou uma nova ambulância de resgate para o Siate, que agora terá sete veículos à disposição. A solenidade de entrega aconteceu na plataforma de embarque e desembarque do Centro Administrativo Municipal.

“O Siate é um modelo de atendimento em parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, em que unimos a experiência dos militares em atendimentos de emergência com uma equipe médica da Prefeitura de Uberlândia. Ao receber a notícia de que teríamos uma nova ambulância para o Município, decidimos direcioná-la para o Siate, para continuar oferecendo um serviço de excelência à comunidade”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

A viatura foi entregue ao Município pelo Ministério Público Estadual (MPE) após a assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) por parte de uma empresa de shows e eventos. Para o promotor de Justiça de Defesa da Saúde, Lúcio Flávio de Faria e Silva, o veículo é fruto de entre o órgão e a Prefeitura de Uberlândia. “Estamos oferecendo mais uma conquista para o povo de Uberlândia em relação ao transporte pré-hospitalar. O Siate já deu respostas positivas, principalmente quando o paciente chega bem assistindo à unidade de saúde, com o prontuário aberto. Um trabalho inovador, que pode sempre contar com a parceria do Ministério Público”.

Foto: Valter de Paula/Secretaria de Governo e Comunicação
A chegada do novo veículo de resgate garantirá mais eficiência no serviço oferecido pelos militares e funcionários do Siate, segundo o coronel André Humia Casarim. “Com a nova viatura, ofereceremos maior presteza à população. Desde o início do Siate, nosso atendimento foi ampliado e estamos colhendo os frutos desta parceria com a Prefeitura de Uberlândia. É um veículo faz muita diferença no atendimento pré-hospitalar, pois suporta por mais tempo a rotina do nosso dia a dia de atendimento. É equipamento de qualidade para a população de Uberlândia”.

O secretário de Saúde, Gladstone Rodrigues da Cunha Filho, também reitera que a parceria entre Corpo de Bombeiros, Ministério Público e a administração Municipal vem para beneficiar a comunidade. “Não tem sido fácil continuar garantindo os serviços de saúde, e isso é um problema nacional. No entanto, o prefeito Odelmo Leão tem conseguindo enfrentar os desafios de maneira segura , com apoio de parceiros importantes, para continuar inovando e oferecendo serviços de qualidade para a população”.