Ascom/PMI

Pela segunda vez neste ano, o mutirão de pequenas cirurgias voltou a ser realizado na Unidade de Pronto Atendimento Municipal de Ituiutaba (UPAMI) “Doutor Darcy Andrade Furtado”. A iniciativa partiu de uma ação voluntária do médico e diretor clínico da unidade, William Palis, no último final de semana, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e a direção geral do Pronto Socorro.
Ao todo, vinte pacientes passaram por procedimentos cirúrgicos, a maioria relacionada a lesões na pele e a retiradas de verrugas. Todos os atendimentos foram previamente agendados e os pacientes informados com antecedência sobre o dia e local onde deveriam comparecer. As situações mais complicadas são encaminhadas para diagnóstico com especialistas.
“Há uma demanda reprimida muito grande no município, por grandes e pequenas cirurgias. Uma parcela considerável da população está na fila, aguardando uma solução. Neste mutirão que realizamos no último sábado, oferecemos a nossa mão de obra e o município faz a sua parte fornecendo o material e o local, que neste caso é o centro cirúrgico”, disse o médico William Palis.
“Estive no mês de setembro no Pronto Socorro, procurei saber como eram os procedimentos e deixei registrado o meu interesse em retirar uma verruga na orelha. Particularmente em todos os momentos em que estive na unidade fui bem atendido e sou grato a todos”, relata o lavador de veículos, Francisco de Assis.