Ascm/PMPM

Todas as atividades desenvolvidas foram feitas por meio de práticas preventivas realizadas com os educandos

Durante o segundo semestre do ano de 2019, todas as terça-feiras, uma equipe de profissionais e estagiários do curso de Psicologia do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) esteve presente no programa AABB Comunidade prestando um importante trabalho voluntário para os educandos.

Nos encontros, foi feito um trabalho em que se abordaram vários temas voltados para os cuidados com a saúde. Palestras, dinâmicas em grupo, rodas de conversa, diálogos, pinturas, confecção de cartazes, contação de histórias e atendimento individualizado foram algumas das atividades realizadas. Os temas para os quais se deu maior destaque foram: o comportamento diante do uso de substâncias psicoativas, bullying e sexualidade.

Para finalizar, a equipe realizou a apresentação de uma peça teatral intitulada “Colcha de Retalhos”. Cada aluno recebeu um retalho branco onde teve a oportunidade de pintar um desenho usando sua criatividade. Esses retalhos foram costurados formando uma grande colcha que será utilizada pela AABB Comunidade em outras ocasiões. No final do evento, foi oferecido um almoço aos presentes.

A coordenadora do AABB Comunidade, Regina Márcia Dias, destaca a importância da união existente entre o programa e seus parceiros. “Através dessa união, conseguimos contribuir de forma significativa para melhorar as condições de vida dos nossos educandos em situação de vulnerabilidade social”, ressaltou.

Ainda de acordo com a coordenadora, essas parcerias só oferecem benefícios aos alunos, suas famílias e à sociedade. “Durante essa trajetória, o principal objetivo foi enfatizar o respeito à diversidade, aos gêneros, às opiniões e às atitudes das pessoas, buscando viabilizar a participação de todos os educandos”, informou.