Foto: Divulgação

Com o objetivo de ampliar o conhecimento da comunidade sobre o processo, a Prefeitura de Uberlândia, por meio da Fundação de Excelência Rural de Uberlândia (Ferub), abriu as inscrições para a 11ª edição do curso que ensina o passo a passo para implementar a técnica. A capacitação é gratuita e acontecerá no dia 6 de dezembro, das 13h às 17h.

Para participar da capacitação, os interessados precisam manifestar o interesse pelo telefone 3211-6175, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A aula acontece na Fazenda Buriti, localizada no km 63 da BR-050 (na saída para Araguari).

Os participantes aprenderão, na teoria e na prática, a desenvolver um sistema caseiro que alia técnicas de aquicultura (produção de peixes) com a hidroponia (cultivo de plantas com água sem solo).

Ao todo, a Prefeitura já capacitou mais de 220 pessoas nas edições anteriores. “Sempre temos uma grande procura da população, pois é uma técnica de fácil acesso a qualquer pessoa que pretende ter uma boa fonte de alimentos saudáveis em casa. Nossa expectativa é que esta edição repita o sucesso das anteriores”, ressaltou o engenheiro agrônomo da Ferub, Mayer Andrade Santos.

Como funciona

Na prática, o sistema é realizado da seguinte forma: os peixes são criados em uma caixa d’água. A água suja com dejetos passa por um decantador e flui para outro compartimento, onde há uma bomba d’água, argila expandida e microorganismos que agem e purificam os resíduos. Em seguida, esse líquido é bombeado para câmaras e tubos de cultivo, irrigando automaticamente as hortaliças plantadas. Ao final do processo, a água retorna limpa e apropriada à caixa dos peixes, onde o ciclo é retomado.