Assessoria/12 Batakhão Bombeiros em Patos

12º Batalhão de Bombeiros Militar e Defesa Civil de Patos de Minas realizam 1º Workshop para Redução do Risco de Desastres do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro

O eixo principal abordado foi a construção de cidades inteligentes, resilientes, sustentáveis e inclusivas na região

Foi realizado em Patos de Minas, no último dia 22 de novembro de 2019 (sexta-feira), no auditório do Tribunal do Júri do UNIPAM, o 1º Workshop para Redução do Risco de Desastres do Alto Paranaíba e Noroeste Mineiro. O evento foi promovido pelo 12º Batalhão de Bombeiros Militar, pelo Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres e Mudanças Climáticas (CEPED) e pela Defesa Civil de Patos de Minas.

O workshop possibilitou um dia todo de discussões voltadas para reflexões relacionadas à redução de riscos de desastres e ao planejamento e ordenamento territorial urbano. O evento abordou também assuntos voltados para o desenvolvimento sustentável das cidades, por intermédio da exemplificação de boas práticas locais que estão alinhadas a estratégias nacionais e internacionais (ONU) para minimização dos riscos de desastres e para adaptação às mudanças extremas do clima.

O engenheiro geotécnico da Mosaic Fertilizantes, Sávio Catanhede trouxe para os participantes do evento aspectos importantes relacionados a tecnologias de redução dos riscos de desastres utilizados pela empresa, especialmente aquelas utilizadas para segurança de barragens na unidade de mineração situada no município de Patos de Minas, no distrito de Pilar.

A empresa Kinross Gold Corporation, por meio dos palestrantes Guilherme Cruz (chefe do Departamento de Obras e especialista em Engenharia de Barragens da Kinross), Claudinei Alves (gerente de Saúde e Segurança do Trabalho da Kinross) e Otávio Medeiros (analista sênior de Comunidades da Kinross), abordou as boas práticas prevencionistas com o protagonismo do CBMMG no Noroeste Mineiro na cidade de Paracatu/MG, principalmente aquelas relacionadas às ações do Plano de Auxílio Mútuo (PAM) daquele município.

Já a empresa Yara Brasil Fertilizantes, através do gerente-geral do Complexo de Mineração de Serra do Salitre, senhor David Crispim, trouxe a experiência da realização de várias atividades prevencionistas e uso de tecnologias para segurança das barragens na empresa.
Outro assunto de fundamental importância foi a apresentação do arquiteto e urbanista da Prefeitura Municipal de Patos de Minas, Marcelo Rodrigues Ferreira, o qual trouxe informações relativas à revisão do Plano Diretor do município, que traz como tema principal “Cidades Inteligentes, Cidades Resilientes”.