Ação da Prefeitura de Uberlândia em parceria com a UNA oferecerá gratuitamente exames clínicos veterinários e vermifugação

Valter de Paula – Secom/PMU

Sempre em busca de parcerias para um atendimento mais amplo à população e também preocupada com a saúde animal, a Prefeitura de Uberlândia lança mais uma novidade na tarde desta segunda-feira (2). Trata-se do projeto piloto Uberlândia Amiga dos Carroceiros, fruto de um termo de cooperação técnica assinado junto ao Centro Universitário UNA. Anunciada pelo prefeito Odelmo Leão em solenidade realizada no Centro Administrativo Municipal, a ação consistirá em oferecer atendimento veterinário gratuito para animais de tração.

Destinada a atender os carroceiros do município que se caracterizam como de baixa renda, a primeira edição do projeto acontecerá no dia 7 de dezembro, no Ecoponto do bairro São Jorge. Na ocasião, professores e alunos do curso de veterinária da UNA realizarão exames clínicos e vermifugação gratuitos, das 13h às 18h, nos animais pertencentes aos carroceiros. Não será necessária inscrição prévia para o atendimento.

Além do cuidado com a saúde animal, os profissionais presentes e servidores da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Urbanos instruirão os criadores sobre a forma de condução adequada dos animais. Avaliarão, ainda, as condições físicas das carroças, propondo soluções que aprimorem e reduzam o custo da utilização dos equipamentos por meio de tecnologias. Por fim, avaliarão a postura dos carroceiros em suas atividades diárias, promovendo métodos ou exercícios que possibilitem melhor ergonomia.

“É uma de nossas preocupações o estímulo às boas práticas em prol da comunidade. Essa ação vem para ajudar e instruir os carroceiros quanto a melhores condições de trabalho e a importância em cuidar também da saúde do animal. Essa será apenas a primeira edição e vamos trabalhar para que o projeto chegue a todas as regiões da cidade, oferecendo um atendimento capacitado a pessoas que talvez não teriam condições de acessar tal serviço”, disse o prefeito Odelmo Leão.

Gerente do Centro Universitário Una, Everton Luiz dos Santos disse que a instituição está sempre de portas abertas para parcerias com o município. “É importante também que os conhecimentos trabalhados na universidade cheguem à população. Essa será ainda uma ação em que serão oferecidos atendimentos muito importantes para aquele trabalhador que não tem condição de buscar um centro veterinário particular, e lá, no ecoponto do bairro São Jorge, poderá ter este benefício”, afirmou.