Substituição visa evitar problemas nas leituras dos medidores ocasionadas por acúmulo de detritos, terra e água

Divulgação/Dmae

Dos cerca de 200 mil hidrômetros existentes em Uberlândia, 4,2% dos aparelhos estão instalados no chão, mais precisamente nas calçadas das residências. Cerca de 8 mil medidores foram colocados nesses padrões há mais de 40 anos, principalmente no Centro e nos bairros Cazeca, Daniel Fonseca, Brasil e Martins. Contudo, a localização pode reduzir o tempo de vida útil do aparelho, favorecendo o travamento da caixa, acúmulo de entulhos e o desgaste mais rápido. Por isso, o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) recomenda aos moradores que façam a substituição desse tipo de hidrômetro.

“Nossos leituristas encontram algumas caixas travadas ou fora dos padrões por acúmulo de detritos e até casos em que o medidor está coberto por cimento no chão, dificultando, inclusive, a substituição do medidor, como determina o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)”, explicou o gerente de fiscalização do Dmae, Leonardo Vieira da Silva.

Desde 1984, o artigo 16 do decreto municipal 2.624 estabelece que “o hidrômetro deve ser instalado preferencialmente na testada principal do imóvel em parede ou mureta, observando os critérios determinados pelo Dmae”. Atualmente, a cidade conta com aproximadamente 190 mil medidores instalados em paredes.

Serviço

Em caso de dúvidas sobre a substituição do padrão do hidrômetro, a população pode ligar no setor de hidrometria do Dmae por meio do telefone 3228-7761, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo Fone Fácil 115.