No seminário, estavam presentes o prefeito de Patos de Minas, José Eustáquio Rodrigues Alves e a secretária de Educação, Fabiana Ferreira

Ascom/PMPM

Na manhã desta quinta-feira (28), a Secretaria Municipal de Educação, promoveu o I Seminário da Educação Infantil e Ciclo de Alfabetização intitulado Aprendizagem, Desenvolvimento e Emoções na Infância. O evento teve como público-alvo educadores infantis e professores da pré-escola e dos primeiros anos do ensino fundamental da rede municipal de ensino.

O seminário contou com a participação de um total de mais de 500 pessoas que se dividiram em dois ambientes distintos onde foram proferidas palestras especificamente voltadas para a etapa de ensino na qual tais profissionais atuam. No espaço em que se reuniram professores da pré-escola e do ciclo de alfabetização foram abordados os temas “Aprendizagem, desenvolvimento e emoções na infância: estratégias para o desenvolvimento socioemocional” e “Currículo e aprendizagem na pré-escola e no ciclo de alfabetização”. As profissionais responsáveis pelas palestras foram, respectivamente, a professora e psicóloga Bianca Gomide e a coordenadora de ensino na Escola de Formação e Desenvolvimento Profissional de Educadores de Minas Gerais, Janeth Cilene.

Os educadores infantis também tiveram a oportunidade de participar de duas palestras cujos temas foram: “Currículo e aprendizagem na educação infantil” (assunto discutido pela professora Maria do Carmo Rezende Santos Assunção de Oliveira) e “Favorecendo a transição família-escola: o desenvolvimento das habilidades sociais (temática abordada pela professora e psicóloga Bianca Gomide).

Além dos profissionais da educação da rede municipal de ensino, estiveram presentes, no seminário, representantes de municípios da região, como São Gotardo, Lagamar, Lagoa Formosa e Carmo do Paranaíba.

“A formação continuada é algo valioso para o aprimoramento do trabalho de educadores infantis e professores. Portanto, participar de eventos como esse é muito importante para que os profissionais da educação possam refletir sobre sua prática”, destacou uma das participantes do evento.