Secretaria de Governo e Comunicação

Desde novembro de 2017, o apoio aos pequenos produtores e o fomento ao agronegócio alcançaram um novo patamar com a implantação do Programa de Desenvolvimento de Novos Negócios Rurais, o Novo Agro. Elaborado pelas Secretarias Municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos e Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, mais de duas mil pessoas foram beneficiadas pelas ações nos últimos dois anos. A iniciativa fomenta negócios em seis pilares: Agroecologia, Agroindústria de Pequeno Porte, Avicultura Caipira, Piscicultura, Gastronomia e Turismo Rural.

“O balanço do Novo Agro é extremamente positivo porque é um programa democrático, que oportunizou aos produtores novos negócios e novas oportunidades. O grande alcance da iniciativa se deve ao fato de que ela foi concebida com muita responsabilidade, estudo, tecnologia, assistência técnica e, acima de tudo, com o contato direto do produtor, que passou a entender todas as etapas do seu negócio”, destacou o prefeito Odelmo Leão, que conquistou o Prêmio Sebrae de Prefeito Empreendedor pelo programa.

A produtora Tamira Ribeiro começou a trabalhar com a agroecologia em 2017 e encontrou no programa o apoio e o estímulo de que precisava. “O Novo Agro abriu portas. Além do acompanhamento técnico perto da gente, ele nos ajudou também na comercialização e no escoamento dos produtos por meio da Feira Agroecológica do Parque do Sabiá”, contou.

Nesta semana, a Tamira foi uma das produtoras que viajaram até Brasília (DF) para participar de uma capacitação sobre agroecologia – oportunidade viabilizada com o auxílio do Novo Agro. “Foi um processo de treinamento que permitiu que a gente visse na prática o plantio, a poda, o manejo e eu não tinha a visualização de um lugar que já estivesse tão evoluído com a técnica. São necessários sete anos para que o processo de transição seja concluído e agora eu tenho a noção de que o plantio singelo no início se torna algo deslumbrante no fim”, disse a produtora.

Secretaria de Governo e Comunicação

“Presenciar o desenvolvimento do produtor, o aumento da renda e a geração de empregos é o melhor resultado que a gente pode ter. O Novo Agro é reconhecido pela sua extensão, já que a gente acompanha o produtor desde a escolha da atividade até a regularização e comércio do produto”, destacou a secretária de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Walkiria Naves.