Representada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Raphael Leles, cidade participa de atividades para troca de experiências em políticas públicas

Raphael Leles, de Uberlândia, na ‘Missão Colômbia’ em Medellín

A Prefeitura de Uberlândia está entre as sete gestões municipais mineiras escolhidas pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para compor a “Missão Colômbia”. A viagem, com atividades que começaram nesta segunda-feira (18) e seguem sexta (22), tem como proposta conhecer políticas públicas praticadas pelo país vizinho para estimular os pequenos negócios e o desenvolvimento territorial.

“A conquista do prêmio de Prefeito Empreendedor pelo nosso prefeito Odelmo Leão, em 2018, foi o que fundamentou e justificou o convite do Sebrae para que integrássemos essa comitiva. E estamos bastante otimistas em relação a essa experiência porque a Colômbia tem encontrado soluções para fomentar, modernizar e executar estratégias de crescimento integrado. Essa também é mais uma oportunidade de mostrarmos o trabalho da Prefeitura de Uberlândia e fortalecer o nome do município no contexto da América Latina”, explicou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (Sedeit), Raphael Leles, que representa o prefeito na comitiva.

Leles ainda levou para compartilhar durante o encontro a publicação “Vem Viver, Inovar, Investir”, que compila informações sobre a cidade de Uberlândia e faz parte do “Invista”, um conjunto de ações que marca o posicionamento da administração municipal dentro dos esforços para fomentar novos negócios, com geração de empregos e fortalecimento da cidade.

Além de Uberlândia, a missão tem representantes de Capitólio, Entre Rios, Nova Lima, Ouro Branco, Paraguaçu e Passos. Os custos da viagem, como passagem aérea, traslado e hospedagem, por exemplo, são pagos pelo próprio Sebrae. Na Colômbia, há agenda de atividades em Medellín e na capital, Bogotá, o que inclui encontro com prefeitos da Região Metropolitana de Medellín, visita à embaixada brasileira e reuniões com instituições que têm trabalhos reconhecidos na área de empreendedorismo.

De acordo com o Sebrae, a escolha da Colômbia como destino se dá pelas características estruturais e desafios que, em muitos aspectos, se assemelham aos do Brasil, o que possibilita o intercâmbio de políticas. Uma das instituições a serem visitadas, a Rutan, por exemplo, atua desde 2011 para posicionar Medellín impulsionando empresas formalizadas e modelos de negócio inovadores – iniciativas que vêm de encontro a estratégias adotadas pela Prefeitura de Uberlândia.