Ivan Santos*

O prefeito Odelmo Leão, nos últimos dias, tem sido vitima de publicações anônimas em redes sociais que tentam aproximá-lo de criminosos organizados em ações para desviar dinheiro público municipal em benefício próprio. Propaganda mentirosa, que pode ser caracterizada como difamação. A geringonça não tem autor e é produzida em anonimato despudorado e vergonhoso. O prefeito responde: “Enquanto tentam denegrir o governo com escândalos que só são esclarecidos com nosso apoio, a cidade começa a sair da inércia para onde nunca deveria ter entrado”.

Embora sofra com a politicagem dos politiqueiros que se movimentam para conquistar o poder em Uberlândia, de olho no orçamento municipal que é um dos maiores do Estado de Minas, o prefeito Odelmo Leão trabalha firme para equilibrar novamente as contas da prefeitura, moderniza a administração e anunciar novos e destacados serviços, entre os quais a nova iluminação pública para a cidade que se aproxima de uma população de 700 mil habitantes.

Recentemente o jornal “O Estado de São Paulo” publicou esta informação: “A francesa Engie venceu a disputa pela iluminação pública da cidade mineira de Uberlândia. A empresa vai participar de uma Parceria Público Privada (PPP) com foco principalmente na modernização e expansão da infraestrutura do município. O contrato prevê a substituição de mais de 87 mil lâmpadas do modelo tradicional pelas de tecnologia LED, o que deve gerar uma economia à prefeitura de pelo menos 49,39%. A lista de melhorias ainda inclui o atendimento a 12 prédios históricos e a instalação anual de mais 550 pontos de luz. A contratação da Engie foi publicada no Diário Oficial de Uberlândia na última segunda-feira (11). Na região, ela (a empresa francesa) já opera duas usinas hidrelétricas, em Jaguara e Miranda”.

O prefeito também transformou Uberlândia no Centro de nova revolução agrícola através de remineralização do solo com pedra basáltica moída. O basalto é abundante no município de Uberlândia. No dizer do ex-ministro Alysson Paulinelli, a iniciativa representa nova revolução na produção agrícola só comparada com o uso do calcáreo dolomítico para transformar terras ácidas de cerrados em áreas agricultáveis na década de 1970. Odelmo Leão é considerado hoje o motor dessa nova iniciativa na produção agrícola com o Programa lançado em Uberlândia neste ano.

*Jornalista