Ivan Santos*

A intenção do governo liberal que se instalou no Planalto é privatizar tudo o que a iniciativa privada possa fazer em substituição ao governo. Não há erro nisso. Para os brasileiros, acostumados com a atuação do governo em serviços públicos e em atividades econômicas essenciais, a privatização de estatais é novidade. A ideologia liberal manifestada até agora pelo capitão-mito que preside a República, é confusa e representada por trombadas nacionais e internacionais contra adversários reais ou imaginados. No governo destaca-se o superministro da Economia, Paulo Guedes, um executivo racional, treinado na Universidade de Chicago, que acena aos brasileiros com recuperação economia. Dele muitos esperam ações para reduzir o desemprego e criar bem-estar para todos.
Recentemente o jornal “Folha de São Paulo” informou que encontrou, escondido em projetos do governo ao Congresso, um “jaboti” que, se for aprovado, vai desobrigar o Palácio do Planalto de construir escolas. A iniciativa transmite a impressão que o governo quer abrir mais espaço na educação fundamental e média no País para os investidores privados.
Aos poucos o governo liberal que comanda hoje o Brasil tenta se afastar de obrigações com a saúde, educação e segurança. Não se afastar completamente dessas obrigações, mas repartir ações com empresas e organizações comandadas pela iniciativa privada. Esta é uma visão defendida pela “nova política” e os apoiadores do novo governo devem ir se acostumar com a iniciativa.

Todo esforço do governo da “nova política” concentrar-se agora, no pagamento da dívida pública. Logo, ações da iniciativa privada deverão ser incentivadas para assumir serviços públicos. O pacote recém apresentado para desonerar a folha de pagamento das empresas é uma iniciativa neoliberal prometida pelo candidato que foi aprovado pela maioria do povo na última eleição. Governar e cortar gastos para vai produzir benéficos na sociedade é uma intenção do trono. O capitão-mito é fiel às promessas da campanha eleitoral e tem por meta enterrar politicamente a esquerda em Pindorama..

*Jornalista