Ivan Santos*

Lula está solto. Lula não está livre. Lula foi condenado em três instâncias da Justiça a cumprir mais de oito anos de prisão. Por causa da decisão do STF que considerou prisão fechada só depois de o processo transitar em julgado um acusado só pode ser confinado em um presídio quando não for mais possível recorrer. Lula continua condenado e responde a mais meia dúzia de processos. Portanto, Lula, de acordo com a Lei da Ficha Limpa, não poderá ser candidato a nenhum cargo eletivo.
Lula solto, no entanto, pode fazer muito barulho e, em dois pronunciamentos que fez depois que foi solto mostrou quais são as intenções dele. A primeira intenção é unir a esquerda para eleger prefeitos em capitais e em cidades com mais de 200 mil habitantes em todo o Brasil. Não vai ser fácil unir a esquerda brasileira em torno de um projeto político. O ator Mario Lago, depois que foi preso por ordem da polícia do ditador Getúlio Vargas, ao ser solto declarou: “A esquerda no Brasil só se une na cadeia. Fora das grades cada um caminha em direção oposta”. Esta declaração foi dada em 1939. De lá para cá a esquerda mudou pouco no Brasil.

Lula hoje não tem Bancos à disposição dele para financiar projetos políticos, mas pode, com discursos demagógicos e irresponsáveis, bagunçar o coreto político e criar uma oposição raivosa que poderá causar obstáculos para o governo. Não é acreditável que Lula tenha capital político para organizar uma forte bancada de oposição na Câmara nem no Senado. Por enquanto, a única oposição ao governo é operada pelo próprio presidente da República que sabe muito bem armar arapucas contra si próprio.
Lula solto, falando o que quiser pelo Brasil, poderá unir os bolsonaristas que detestam os petistas e todos os esquerdistas ou comunistas reais ou imaginários. O partido do presidente, o PSL, está rachado ao meio e outras legendas da direita ou conservadoras estão sem liderança. Para que possam sobreviver, os partidos que são contra o PT poderão se unir em torno de Bolsonaro com o seguinte entendimento: “Se o presidente é ruim e trapalhão, com Lula solto fica pior sem a companhia dele (Bolso). A soltura de Lula é boa para Bolsonaro.

*Jornalista