Crédito (foto): Flávia Bernardo/ALMG

Beatriz Cerqueira (deputada estadual PT/MG), Virgílio Guimarães (deputado estadual PT/MG), Arlen Santiago (3º- secretário da ALMG – PTB/MG), Thiago Cota (deputado estadual MDB/MG), Cledorvino Belini (diretor-presidente da Companhia Energética de Minas Gerais), Gil Pereira (deputado estadual PP/MG), Adriano Magalhães Chaves (secretário-adjunto da Secretaria de Estado Adjunta de Desenvolvimento Econômico), Carlos Eduardo Tavares de Castro (diretor-presidente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais, presidente da Copanor), Rosângela Reis (deputada estadual Pode/MG), Virgílio Guimarães (deputado estadual PT/MG)

Reunião discutiu atração de investimentos, desenvolvimento regional e ações para fomento à tecnologia e inovação

As políticas públicas para a retomada do crescimento e desenvolvimento econômico são temas prioritários no Governo de Minas Gerais. O secretário-adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Adriano Magalhães, apresentou nesta quarta-feira (16/10) o balanço dos resultados do último quadrimestre, durante o 2º Ciclo de audiências do Assembleia Fiscaliza. A reunião foi pautada pelo contexto geral do Estado, planejamento estratégico e perspectivas para os próximos anos.

Na atração de investimentos, no saldo até setembro, foi totalizado o volume de R$ 23 bilhões em protocolos de intenções assinados em diferentes cadeias produtivas, como lácteos, energia renovável, bebidas, fármacos, entre outros. A expectativa é a criação de aproximadamente 6.500 novos empregos diretos. Existem, ainda, novos projetos em tramitação para outros protocolos, que somam R$ 37 bilhões em investimentos.

No embalo do crescimento está a geração de empregos. De acordo com dados do Caged, a cada seis vagas de emprego criadas no Brasil, uma foi em Minas Gerais. “Nosso objetivo é promover um ambiente atrativo para novos negócios e fortalecimento dos setores econômicos existentes, possibilitando a diversificação e o desenvolvimento da economia, inclusive por meio da ciência, tecnologia e inovação, contribuindo cada vez mais para a geração de emprego e renda”, destacou o secretário-adjunto.

Fomentando as estratégias para atração de investimentos, a Sede apresentou na audiência as principais linhas de negócios do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). Destacam-se: sustentabilidade; inovação; micro e pequena empresa; municípios mineradores; municípios e agronegócio. O banco atua como agente financeiro do Estado, apoiando projetos de investimentos nos mais diversos segmentos de negócios.

Na oportunidade, os 24 deputados sabatinaram o secretário-adjunto Adriano Magalhães sobre as principais atividades da pasta.

“É elogiável a retomada das ações da secretaria de Desenvolvimento Econômico. O governo atual está reconstruindo o Estado. Juntos, podemos avançar ainda mais. Quero destacar também as ações de trabalho da subsecretaria de Desenvolvimento Regional e do Idene”, afirmou o deputado Coronel Sandro.

Os resultados apresentados ainda contemplaram atividades da Fapemig, Idene, Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (Agência RMBH), Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (Agência RMVA), Ipem-MG, Gasmig e do Indi.