Ascom/PMA

Nesta semana, o Secretário Nacional de Transportes Terrestres, General Jamil Megid Junior, recebeu, no Ministério da Infraestrutura, o Prefeito Marcos Coelho, o Secretário de Planejamento, Orçamento e Habitação, Marlos Fernandes, o Presidente da ACIA – Associação Comercial e Industrial de Araguari, Leonardo de Melo, o Deputado Federal Zé Vitor e o Engenheiro Civil Antônio de Pádua.
Durante a reunião foi discutida, além da inclusão das ferrovias araguarinas na política de expansão Ferroviário-Rodoviário do país, a cessão do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Antiga Estrada de Ferro Goiás para o município.

“Fazer parte desta expansão Ferroviário-Rodoviário, proposta pelo Governo Federal, será muito importante para Araguari, conforme o dossiê que apresentamos para General Jamil Megid. Mostramos o cenário que Araguari vivencia, de pleno empreendorismo e também falamos sobre o resgate da nossa história, através da cessão ao municipio do Conjunto da Antiga Estrada de Ferro Goiás, que é primordial para todos nós araguarinos”, explicou o Secretário de Planejamento, Marlos Fernandes.

“Apontamos para o Secretário Nacional de Transportes Terrestres a importância de se usar os recursos das antecipações de concessões ferroviárias, que gerarão recursos da ordem de oito bilhões, relativos à malha ferroviária de Minas Gerais, na ampliação e também no resgate da história ferroviária de Araguari”, explicou Leonardo de Melo, presidente da ACIA.

“A reunião foi muito importante para, definitivamente, garantirmos à Araguari o título de Cidade Ferroviária. Foram pontos de interesse e importância para a comunidade. Temos que assegurar que os investimentos venham para nosso município”, destacou o Deputado Zé Vitor.

“Hoje estivemos em Brasília para apresentar à equipe técnica do Ministério da Infraestrutura, representada pelo General Jamil Megid Junior, o cenário que Araguari está incerida, mostrando assim que a expansão Ferroviário-Rodoviário será ainda mais uma ferramenta que impulsionará a vinda de novas empresas para o nosso município. Araguari possui um histórico repleto de bons frutos com a ferrovia no Brasil, e precisamos fazer parte desta expansão além de resgatar a nossa história”, salientou o Prefeito Marcos Coelho.

“A cessão do Conjunto Arquitetônico e Paisagístico da Antiga Estrada de Ferro Goiás para Araguari será um importante passo para o resgate da nossa história, justamente agora, que estamos vivenciando um novo cenário na economia de Araguari e que a ferrovia terá um importante papel. Porém, para que possamos restaurar e dar utilidade ao Conjunto da Estrada de Ferro Goiás precisamos que o Governo Federal nos ampare com recursos, pois somente os cofres municipais não podem arcar com todas as despesas. Para isso iremos elaborar um parecer com as necessidades de cada prédio específico do conjunto arquitetônico e a sua utilização após o restauro”, explicou Marcos Coelho.