Foto: Valter de Paula – Secretaria de Governo e Comunicação / PMU

Na tarde desta terça-feira (8), o prefeito Odelmo Leão lançou a nova plataforma Dmae Digital. O recurso facilita o acesso da comunidade a uma série de serviços da autarquia municipal. Entre as facilidades, estão a aprovação do “Projeto Hidrossanitário Num Clique”, o atendimento ao cidadão pelo WhatsApp e um novo sistema de faturamento imediato com impressão de melhor qualidade nas faturas de serviço de água/esgoto. Na ocasião, um novo recurso online da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano também foi lançado.Todas as ferramentos foram desenvolvidas pela Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub).

“Nos últimos anos, temos inovado no atendimento à população, facilitando a rotina de todo cidadão que precisa dos serviços municipais. Isso é resultado de uma gestão inteligente e responsável, que utiliza os recursos tecnológicos em prol do nosso povo”, destacou o prefeito Odelmo Leão.

Num Clique

Imagem: Divulgação

Com o “Projeto Hidrossanitário Num Clique”, que pode ser acessado neste link, os responsáveis pelos projetos de água, esgoto e rede pluvial de um empreendimento imobiliário não precisam mais se deslocar à sede do Dmae para entregar o projeto, podendo fazer todo o processo online. O requerente envia os documentos digitalizados e faz o acompanhamento pela internet, desde a entrada do processo até a aprovação final. As dúvidas podem ser respondidas por um chat online. Nesta fase inicial, o alvará pode levar até cinco dias para ser aprovado.

Whatsapp

Também pelo atendimento online do aplicativo WhatsApp (Zap da Prefeitura), por meio do número (34) 99774-0616, os contribuintes do Dmae poderão solicitar a 2ª via da fatura de serviços, o histórico de consumo, a certidão de quitação de débito, bem informar vazamentos de água/esgoto na rua ou calçada. Este serviço, que em breve será expandido para oferecer outros serviços da Prefeitura de Uberlândia no aplicativo, reforça a comunicação do Dmae com a população, que já é atendida pelo Fone Fácil 115 e pelo chat online das redes sociais (Facebook e Instagram).

Faturamento imediato

A modernização do sistema de faturamento imediato oferece rapidez e nitidez na impressão da fatura. Isso proporcionou mais agilidade ao trabalho dos leituristas. Além do novo software, smartphones com tecnologia Android substituíram as antigas máquinas de leitura e impressão, auxiliando o trabalho diário dos profissionais. Ao todo, são 50 kits compostos porsmartphone, impressora, cinto e mochila.

Restrição Urbanística

Devido à grande demanda do serviço de Restrição Urbanística, a Prodaub também desenvolveu um sistema para a solicitação e aprovação deste documento online por parte da Secretaria Municipal de Planejamento Urbano. O link está disponível no portal da Prefeitura. A Restrição Urbanística é um documento exigido pelo controle de projetos para a construção de uma nova edificação. O conjunto de facilidades disponíveis vai ao encontro das ações para transformar Uberlândia em uma cidade inteligente, inovadora e atenta às novas tecnologias.

Todos os serviços online disponibilizados pela Prefeitura de Uberlândiab e autarquias podem ser acessados pelo endereço https://www.uberlandia.mg.gov.br/servicos/