Ascom/PMPM

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária, Infraestrutura Rural e Desenvolvimento Sustentável (Semaid) e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG) realizaram, na comunidade de Paraíso de Baixo, uma reunião para demonstração técnica de podas de frutíferas em pomar doméstico.

Comum em quase todas as propriedades rurais, o pomar doméstico garante o fornecimento de frutas para as famílias. De acordo com a secretária de Agricultura, Ludimila Moreira, um pomar produtivo e bem conduzido na propriedade motiva e incentiva o hábito de consumir as frutas “in natura”, o que contribui para a melhoria do nível de saúde.

Além de cuidados na seleção das espécies, plantio, preparo de covas, tratos culturais e irrigação, a poda anual garante a produtividade, fazendo com que a seiva seja direcionada em maior quantidade para galhos com frutos. Além disso, a retirada de galhos prejudiciais à planta possibilita o crescimento direcionado e uma melhor distribuição dos nutrientes por toda a estrutura da árvore.

Durante a demonstração, produtores puderam realizar podas para a retirada de galhos secos, doentes, ramos e desbrotas . Eles fizeram também o reconhecimento de pragas e doenças no pomar, aprendendo formas alternativas para o controle de pulgões e ácaros.