Foto: Valter de Paula – Secretaria Municipal de Educação / PMU

A curiosidade e o brilho no olhar tomaram conta dos alunos do quarto ano da Escola Municipal Maria Leonor na tarde desta quinta-feira (19). Isso porque elesforam até o Centro Administrativo Virgílio Galassi, onde participaram de uma atividade com o prefeito Odelmo Leão e a secretária municipal de Educação, Tania Toledo. Na oportunidade, os alunos fizeram uma rodada de entrevistas com os representantes municipais.

Ente as perguntas direcionadas ao chefe do Executivo, foram abordadas questões como desenvolvimento da cidade, desafios e melhorias que ainda devem ser realizadas.

“Prefeito sozinho não faz nada. Tem que ter uma boa equipe de secretários para poder ajudá-lo. Então com uma boa equipe e com a ajuda do povo, que é quem faz a cidade, nós conseguimos vencer qualquer dificuldade. Problemas sempre existirão. Agora, a gente tem que acreditar naquilo que faz, ser determinado, ter um objetivo e fazer.Quando assumi em 2017 as dificuldades eram muito maiores que hoje e já caminhamos muito de lá para cá.”, respondeu o prefeito Odelmo Leão a um dos questionamentos.

Aprendendo na prática

A dinâmica fez parte do conteúdo que estão estudando na escola: os três poderes. “Nós fizemos uma visita na Câmara Municipal e agendamos aqui com o prefeito para que as crianças pudessem perguntar pra ele e para a secretária algumas situações que eles julgassem importantes. Pedagogicamente eu diria que essa é uma situação, uma vivência, que vai marcar e realmente. Vai fazer com que a aprendizagem em relação ao assunto seja significativa, esclarecedora e muito positiva”, comentou a diretora da escola, Elaine Cristina de Oliveira Rodrigues.

A jovem Lorena Tavares Vasconcelos, de 9 anos, teve a oportunidade de perguntar ao prefeito três coisas que ele melhoraria em Uberlândia. Segundo ela, a oportunidade foi de bastante aprendizado. “Eu fiquei ansiosa, mas ele é gente como a gente, então nós temos que tirar as dúvidas. Eu tive uma noção de como é ser prefeito de uma cidade, é muita responsabilidade”, colocou.

Para a Secretária Municipal de Educação, Tania Toledo, o momento foi enriquecedor. “Achei muito interessante as crianças virem entrevistar o prefeito e também a mim, fazer algumas perguntas. Não foi um passeio que eles vieram fazer, eles estão desenvolvendo o conteúdo que estão estudando. Com isso as crianças aprendem na prática. Eu acho que é sempre muito proveitoso para eles”, alegrou-se.