Ascom/Aciub

A ponte da avenida Brigadeiro Sampaio, nas margens do Rio Uberabinha, em Uberlândia, será o ponto de encontro para o Dia Mundial da Limpeza, que acontece neste sábado, 21 de setembro, às 8h, e deverá reunir centenas de voluntários. Interessados em participar ainda podem se inscrever no site eventos.ufu.br/diamundialdalimpeza e fazer parte desta mobilização que acontece em outras 1200 cidades brasileira, além de mais 157 países.
A iniciativa, em Uberlândia, terá início com a abertura oficial e explicação de como a ação será executada, com a distribuição dos participantes em equipes. Cada grupo fará a limpeza em uma das 11 áreas delimitadas entre a Ponte do Praia e a Ponte do Vau, tendo como limites laterais as avenidas Aspirante Mega (no Jaraguá) e Marcos de Freitas Costa (Daniel Fonseca). Cada uma destas áreas contará com uma equipe do 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado (36º BIMec), que será o responsável pela condução dos trabalhos.
Os voluntários receberão luvas, sacos para recolhimento do lixo, dados do trajeto a ser percorrido, indicação dos pontos de hidratação, tipos de resíduos que deverão coletar e outras informações para que a ação aconteça com segurança e de forma integrada.
Para garantir uma limpeza ampla a organização definiu os tipos de resíduos que deverão ser coletados pelos diferentes públicos que irão participar.
– Voluntários: resíduos recicláveis descartados de forma inadequada nas ruas (Ex.: papel, papelão, pet, aluminio).
– Caiaqueiros e canoeiros: todo resíduo encontrado de forma inadequada no área durante o percurso na área interna do Rio Uberabinha.
– Equipe especializada DMAE: resíduos da construção civil e outros materiais mais pesados, além da realização de poda.
– Cata-Treco: recolhimento de objetos domiciliares descartados, como sofás, TVs, guarda-roupa, cama, mesa e móveis em geral.
Orientações para os voluntários:
– Chegar um pouco antes, até 7h40, no local da concentração.
– Usar calçado fechado, de preferência tênis.
– Essencial passar protetor solar e sugere-se o uso de boné, para se proteger do sol.
Orientações para comunidade da região da limpeza:
Os moradores das ruas que estarão no roteiro da limpeza deverão separar os resíduos recicláveis, além de moveis velhos (como geladeira, fogões, sofás e outros), e colocar na porta das casas na sexta-feira a noite, para que o recolhimento no sábado seja mais efetivo.
Nos dias que antecedem a ação será realizado um trabalho de orientações para os moradores. No sábado, equipes do Dmae e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente estarão recolhendo os volumes maiores, enquanto os voluntários farão o recolhimento de lixo nas ruas e calçadas. Equipes da Setran – Secretária de Trânsito e Transportes – estarão colaborando com a logística. Além das vias, equipes de canoagem e caiaque farão a limpeza na parte interna do Rio Uberabinha.
Encerramento
A previsão é que a limpeza das vias aconteça até às 12h e na sequência os voluntários deverão retornar ao ponto de concentração inicial, onde será realizada a pesagem dos resíduos coletados e o anúncio dos resultados.
Esta ação do Dia Mundial da Limpeza em Uberlândia é resultado de uma mobilização de toda a sociedade, com participação da iniciativa pública e privada, em prol da realização deste movimento que no âmbito nacional é organizado pelo Instituto Limpa Brasil – Let’s do It! Em Uberlândia são parte do movimento: 36º Batalhão de Infantaria Mecanizado; Autotrans; Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – Aciub; Algar Telecom; Batalhão de Policia Militar de Meio Ambiente; Bora Rema; Câmara Municipal de Uberlândia; CDL Uberlândia; Colégio Nacional; Comitê Gestor dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da UFU; Conselho de Maçons do Triângulo; D’Ville; DMAE; Energas; Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais – Fiemg Regional Vale do Paranaíba; Freitas Gestão Ambiental; Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Empresarial – Fade; GA Comunicação; Grupo Sustentabilidade in Foco; GT; Instituto Alexa; Junco; Narrativa da Imaginação; Núcleo de Recicladores do Programa Empreender; OAB Uberlândia; Prefeitura Municipal de Uberlândia e todas as suas secretarias; Revista Cult; Salto; Sindicato Rural de Uberlândia; Sociedade Médica de Uberlândia; Sorriso de Minas; Start; Transporte Urbano São Miguel; TV Band Triângulo; TV Integração; TV Paranaíba; TV Vitoriosa; Uberlândia Refrescos; Universidade Federal de Uberlândia – UFU; Unimed; UP Brasil e Viva Marketing Promocional.