Ivan Santos*

Para distrai,  iludir ou distrair eleitores que se encantam com fantasias veiculadas por redes sociais na Internet, alguns políticos que não tem o que fazer procuram aparecer diante de milhares de eleitores como justiceiros ou paladinos numa cruzada cívica contra a corrupção e a criminalidade organizada ou não. Para isto procuram comparar gregos e troianos e misturar homens probos com agentes de corrupção para espalhar confusão e assim esconder malfeitos próprios. Presunção de inocência é coisa do passado para os cínicos modernos. Então, a fantasia do momento é acusar ministros de tribunais superiores, de falcatruas e defender o fechamento do Supremo Tribunal ou tentar submeter esta instituição – vital na democracia – a uma Comissão Parlamentar de Inquérito.
Comissão de Inquérito para investigar ministros do Supremo? Isto é bobagem ou má intenção. O poder Judiciário é independente e nenhum ministro desse poder é obrigado a atender a uma convocação de outro poder para responder a um inquérito. Uma eventual CPI para investigar o STF pode ficar falando ao vento porque nenhum dos membros deste Tribunal é obrigado a atender convocação para depor no Senado ou na Câmara. Para intervir no STF, só uma quartelada como ocorreu em 1964. Quem acompanha a história sabe que nem os generais de 1964 ousaram humilhar o Supremo porque a repercussão internacional seria desastrosa. Então é melhor arquivar a estranha intenção de criar uma CPI para investigar ministros do Supremo.
O que alguns senadores e deputados defensores de CPI para investigar ministros do STF precisam fazer é cobrar do chefe do Poder Executivo um programa viável e realista para reativar a produção econômica e gerar empregos e renda. Se o governo do capitão-presidente não cuidar de reativar a economia e começar a combater a corrupção, o governo da Nova Política começará a desmoronar a partir de janeiro 2020. Por que? Simplesmente porque 2020 será ano eleitoral e os agentes políticos de todos os partidos, com certeza, botarão a culpa pela crise econômica não resolvida em quem prometeu combater a corrupção e reaquecer a economia. O desemprego continua alto, a economia nacional caminha a passos de tartaruga e pode acabar no brejo. Aí o bicho poderá pegar com   força..

*Jornalista