Ascom/ACIUB

No dia 21 de setembro mais de 150 países participarão do World Cleanup Day (WCD) – Dia Mundial da Limpeza, e neste ano Uberlândia também estará na lista das mais de 600 cidades brasileiras que serão parte desta maratona da limpeza em todo planeta. A Associação Comercial e Industrial de Uberlândia – Aciub, a Prefeitura Municipal de Uberlândia e Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), se juntaram ao projeto Limpa Brasil – que é o responsável por organizar e coordenar as ações do WCD em todo território nacional, para iniciar a mobilização e criar uma programação para este dia, com o envolvimento de toda a sociedade.
Na tarde desta segunda-feira (5/08) o presidente da Aciub, Paulo Romes Junqueira, e a coordenadora do Limpa Brasil, Edilainne Muniz, junto com representantes da Prefeitura Municipal e do Dmae, receberam representantes dos veículos de comunicação, do G7 e de outras entidades representativas da sociedade organizada, para apresentar o projeto e iniciar a construção da programação do Dia Mundial da Limpeza. A ideia é que neste ano seja desenvolvido um piloto, envolvendo uma área específica da cidade, preparando para uma ação mais ampla envolvendo o muncípio como um todo em 2020. Com este piloto será possível ver o que deve ser melhorado no processo e ter um diagnóstico para um projeto maior.
O movimento World Cleanup Day – Dia Mundial Limpeza, começou na Estônia, pequeno país localizado no norte da Europa em 2008, quando 50 mil pessoas se reuniram para limpar todo o país em apenas cinco horas. Para este ano a programação prevê o desenvolvimento de ações de limpeza em todo o mundo, durante 30 horas em cada canto do planeta.
Limpa Brasil-Let’s do it!
A proposta do Movimento Limpa Brasil – Let’s do it! é criar uma nova cultura com relação ao descarte correto do lixo, além de incentivar a sociedade a limpar e manter as cidades limpas. Por esse motivo, um dos pontos mais importantes do evento é o envolvimento das escolas com a realização de palestras e seminários, dinâmicas de grupo e gincanas, capacitação de professores e a estruturação dos pontos de coleta de materiais recicláveis durante a semana de mobilização. Esse movimento gera um engajamento da comunidade local e incentiva a transformação de alunos, pais, parentes e profissionais envolvidos como agentes de mobilização, que alertam sobre os malefícios do descarte incorreto do lixo.
Confira a lista com todas as ações no Brasil: www.limpabrasil.org