Marco Crepaldi – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

A Prefeitura de Uberlândia não tem medido esforços para aprimorar o atendimento médico da população. Prova disso é que, em breve, os moradores dos bairros Jardim das Palmeiras, Jardim Ipanema e Marta Helena contarão com novas Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF). As ordens de serviços dos novos equipamentos foram assinadas pelo prefeito Odelmo Leão em março deste ano e as obras seguem avançando.

No Jardim das Palmeiras, a unidade de 650 m² de área construída já está com a caixa d’água concluída, assim como as instalações hidrossanitárias. Os operários da empresa Service Construções e Serviços, vencedora da licitação, também concluíram a estrutura de concreto armado, a concretagem da laje e, nos próximos dias, será iniciado o trabalho de cobertura da estrutura.

No bairro Jardim Ipanema, 12 funcionários da ARL Construções estão empenhados em finalizar a alvenaria para depois concretar a laje e executar o forro da unidade, que terá cerca de 589 m². Já na UBSF do bairro Marta Helena, os operários da Construtora Fiel Rosa trabalham na topografia e nas ferragens.

A expectativa é que, depois de concluídas, cada unidade beneficie em torno de 15 mil pessoas. “A área da saúde continua sendo prioridade da nossa gestão. As equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) já realizam o atendimento em imóveis alugados, mas, com as novas unidades, iremos oferecer locais mais amplos e acessíveis para a comunidade, além de gerar economia ao caixa municipal”, ressaltou o prefeito Odelmo Leão.

O investimento total é de cerca de R$ 4,8 milhões, dos quais R$ 1,5 milhão é proveniente de emendas parlamentares do prefeito Odelmo Leão enquanto deputado federal e o restante são oriundos de recursos próprios do Município.

Atenção permanente

Somente em 2019 a Prefeitura de Uberlândia entregou cinco UBSFs para os moradores dos bairros Marta Helena, Ipanema, Minas Gerais, Pequis e Monte Hebron. Todas as unidades contam com uma equipe do Programa Saúde da Família, composta por médico generalista, enfermeiro, técnico de enfermagem e por agentes de comunitários de saúde, que auxiliam no cadastramento e acompanhamento das famílias da área de abrangência da unidade.