Ascom/PMA

Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Políticas Sobre Drogas, realizou nessa quarta-feira, 14 de agosto, mais uma blitz educativa sobre o uso de álcool e outras drogas por motoristas. A ação aconteceu na Avenida Minas Gerais, via importante com tráfego intenso.

A blitz, realizada pela Secretaria de Políticas Sobre Drogas como o Apoio da SETTRANS teve como objetivo esclarecer e conscientizar condutores sobre as consequências do uso de drogas (álcool e outras) e direção, colocando em risco a vida de quem dirige e de terceiros.

“Durante a abordagem, motoristas são informados sobre os malefícios de se usar álcool e dirigir, que traz consequências não só para o bolso com multas e apreensão de habilitação, mas, principalmente, para o risco à vida. Outra informação importante repassada na ação é sobre o serviço de internação do dependente químico oferecido gratuitamente pela Secretaria que fica localizada na Praça Gaioso Neves, 129 – A.” afirmou Ailton Oliveira Souza, Secretário de Políticas Sobre Drogas.

Quase todos os países do mundo possuem regras quando o assunto é álcool e trânsito. O Brasil é um dos países que adotaram a tolerância zero (Lei Seca) para a combinação entre álcool e trânsito. Ou seja, o motorista que for flagrado com qualquer quantidade de álcool em seu organismo é penalizado. A única maneira de zerar o bafômetro e preservar a vida é não beber ou esperar um bom tempo passar depois de ter bebido.

“Blitz educativas como essa são realizadas frequentemente. A associação entre álcool e trânsito é muito perigosa e deve ser evitada a todo custo pelos motoristas. Um dos efeitos do consumo de álcool, por exemplo, é a lentidão nos reflexos. Milhares de acidentes acontecem todos os anos no Brasil por conta dessa combinação, e muitos deles resultam em mortes”, destacou o Prefeito Marcos Coelho.