Foto: Cleiton Borges – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Por mais um ano, a tradicional barraca de apoio aos romeiros da Prefeitura de Uberlândia fez a diferença na vida dos fiéis devotos de Nossa Senhora da Abadia. Montada desde o dia 02 de agosto, mais de 80 mil pessoas foram atendidas na estrutura até o último domingo (11). Nesse período, quem passou pelo km 565 da BR-365 teve acesso a enfermeiros, ambulância, água quente para escalda-pés e sopa.

A festa de Romaria é considerada patrimônio imaterial de Minas Gerais e a tradicional barraca da Prefeitura é montada há mais de quatro décadas. “Para este ano, nós conseguimos proporcionar uma das mais completas estruturas desde que o serviço começou a ser oferecido. Foram muitos dias de trabalho, que só foi possível graças a colaboração dos servidores e dos voluntários de diversas igrejas católicas do município”, explicou José Carlos da Cunha, chefe do Núcleo de Gestão Operacional da Secretaria Municipal de Obras e coordenador da montagem.

Moradora de Araguari, a massoterapeuta Rejane Cunha encontrou no ponto de apoio a motivação que precisava. “Fiquei encantada com toda a estrutura. Nós chegamos cansados, sem almoçar e encontramos uma sopa deliciosa e uma equipe atenciosa que nos deu todo o suporte”, contou.

As cinco tendas de apoio contaram com energia elétrica, água, além de sanitários, cantina, equipe médica e uma ambulância 24 horas por dia. O trabalho foi conduzido por equipes das secretarias municipais de Agropecuária, Abastecimento e Distritos, Meio Ambiente e Serviços Urbanos, Obras, Prevenção às Drogas, Defesa Social e Defesa Civil, Saúde, Administração, Educação e Desenvolvimento Social, Trabalho e Habitação, além do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).