Paulo Panossian*

A Polícia Federal, no curso da Operação Cravada, que como alvo busca a movimentação financeira do PCC, além de prender 28 pessoas, e bloquear 400 contas bancárias da organização, com autorização judicial, gravou áudio de falas de líderes do grupo, em que, apresentaram duras criticas a Sérgio Moro, mas, demonstram também ligação do PCC com o PT! Como dessa fala “O PT tinha dialogo com nóis cabuloso”. Talvez quisesse dizer fabuloso! E, evitando dar mais detalhes escabrosos sobre essa ligação com o partido do Lula, esse líder do PCC, preocupado com seu telefone estar grampeado, acrescenta “que nem dá para conversar pelo telefone”. Ou seja, de muitas prováveis negociações realizadas com a sigla do presidiário de Curitiba… Porém, já se suspeitava essa excrescente ligação com o PT, desde 2006, quando esta organização criminosa promoveu, e com muitas mortes até de policiais, ataques, ou uma guerra, jamais vista em todo o Estado de São Paulo! Já que, em 2006, foi ano de eleição presidencial, e o concorrente do Lula, era o bem avaliado na época candidato, Geraldo Alckmin, do PSDB…

Brinquedo de Bolsonaro

Nesta insensata aventura do nosso presidente, que fala muito e o que não deve, porque tem preguiça de pensar, agora, Bolsonaro, ganhou um novo brinquedo como de atear fogo na crise Argentina, com a possível volta do kirchianismo no poder.  Depois que profetizou que a Argentina, se Mauricio Macri, não se reeleger no pleito de outubro próximo, esse País, hermano, vai se tonar uma nova Venezuela, e seu povo em desespero vai invadir o Rio Grande do Sul, Bolsonaro, recebeu dura critica do candidato vencedor das prévias Alberto Fernandéz, sendo chamado de racista e misógino.  E, demonstrando não ter outra preocupação com seu governo, e o nosso Brasil, o comandante do Planalto, respondeu dizendo que Fernandéz e Cristina Kirchner, são “bandidos de esquerda”… Mesmo que esteja certo, essa é uma pratica diplomática ralé, que envergonha lá no céu Rui Barbosa… Porém, sob as barbas desse pretenso profeta Bolsonaro, o País, está amargando nova recessão, impávido colosso mantém os 13 milhões de desempregados, outros 15,5 milhões de pessoas vivendo em extrema pobreza, e 50 milhões sem água potável, e sem esgoto coletado e tratado, etc. etc. sem que a perspectiva de crescimento do PIB, seja animadora…

Coaf no BC?

Ora, é uma insensatez do governo pretender transferir o Coaf, para o Banco Central.   Já que, a besteira de Jair Bolsonaro, no início de seu mandato, foi tirar do ministério da Fazenda, e entregar o Coaf, para as mãos do ministro da justiça, Sérgio Moro! Desta forma, esse Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) foi demonizado pelos envolvidos, ou, ainda não investigados, por movimentação financeira suspeita, como de membros da classe politica, entre outros das nossas instituições.  E querer jogar nas costas do BC, essa explosiva tarefa é uma insanidade!  Porque, a partir do surgimento de alguma investigação sobre uma figura desta República, o presidente do BC, será metralhado de criticas.  E como guardião da nossa moeda, e outras importantes tarefas, o BC, ficará exposto a espertezas de supostos corruptos, aumentando ainda mais as incertezas que não são poucas no País!  Ou seja, esse empurra, empurra, ou patinho feio que se tornou o Coaf, transferido incialmente para o ministério da Justiça, é mais um legado negativo, entre inúmeras confusões praticadas pelo atual presidente da República! Porque, a Lava Jato, desde o inicio dos trabalhos da Força-Tarefa, em 2014, funcionou perfeitamente, e com muito sucesso, sob a tutela do ministério da fazenda…   E, neste momento, o que menos precisa o Brasil, é de reinventar a roda! Urge, portanto, ativar a economia, e a criação de empregos, para sair desta nova e perigosa recessão já batendo as portas…

Desburocratizando o País

Próximo de caducar, felizmente, a Medida Provisória 881, da Liberdade Econômica, enviada pelo governo para o Congresso, foi aprovada com expressivos 345 votos a favor e 76 contra, na Câmara.  E pela estimativa do Secretário Especial de Desburocratização e Gestão Digital, Paulo Uebel, os benefícios inseridos nesta MP 881, fará que o PIB brasileiro cresça em 10 anos, 7%, e criar também 3,7 milhões de novos postos de trabalho. Já que, o objetivo é o de simplificar e reduzir o imenso cipoal burocrático existente no País!  Tornando ágil o tempo para abertura e fechamento de empresas, também, que, as atividades de baixo risco, como de costureiras, sapateiros, e comércio de rua, etc., não dependam para seu funcionamento imediato de alvará. E libera trabalhos aos domingos e feriados, desde que o funcionário tenha um descanso a cada quatro semanas, etc. Portanto a aprovação dessa MP, pode diminuir custos para empresas, gerar aumento de produtividade, e incentivar investimentos. E, a flexibilização das regras se mostra compatível com o padrão determinado pela Organização para Cooperação de Desenvolvimento Econômico (OCDE). Ou seja, um bom avanço na desburocratização! Porém, necessário é que se simplifique muito mais a vida de quem trabalha e investe no País…

Recessão técnica a vista

Nossa economia vai de mal a pior! Como de habito divulga o BC, o IBC-BR, prévia do PIB, no qual, neste 2º trimestre, ou seja, de abril a junho, a atividade econômica caiu 0,13%, indicando alto risco de recessão técnica! Já que, no ano estamos com alta de apenas 0,62%, e em 12 meses 1,08%. Porém a previsão do BC, é que o PIB deste ano fique em medíocre 0,80%. Mas, certamente, a atividade econômica no País, poderia estar melhor se o nosso presidente Jair Bolsonaro, não se distraísse com suas destemperadas, e infantis crises que promove, e afugenta os investidores. E, para piorar ainda mais, o nosso grande parceiro comercial como a Argentina, com a derrota do atual presidente Maurício Macri, nas prévias para eleição para Casa Rosada, para seu opositor Alberto Fernandéz, ligado a desastrada Cristina Kirchner, seu governo para evitar um caos no sistema financeiro, aumenta a taxa básica de juros para 74% (do Brasil está em 6%…)! E o dólar está sendo negociado a 62 pesos, com alta de 36%. Sinal, que as nossas exportações para Argentina, que já eram ruins devem piorar…

Desprezando ajuda

O presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ), quando zomba do governo alemão, sobre a suspensão do envio de €35 milhões, ou R$153 milhões, que seriam destinados para fiscalizar e impedir o desmatamento da Amazônia, já que, hoje, seu governo sem recursos, está vendendo o almoço para pagar a janta, demonstra definitivamente que é inimigo do meio-ambiente! E, sem respeito a países amigos e parceiros comerciais, o presidente questiona, “Esses países estão interessados na imagem do Brasil, ou em se apoderar do Brasil”?! De visão esquizofrênica também Bolsonaro, desfilando seu cinismo diz, “com esse corte de verbas, a Alemanha vai deixar de comprar a prestação a Amazônia”! Que, infantilidade, e mentira… São essas desconexas atitudes do presidente, como da falta de refinamento institucional, que lhe tem permitido ofender e demitir renomados cientistas do Inpe, só porque, como é praxe, divulgam o índice desmatamento, como do mês julho, que foi altíssimo! E o Bolsonaro, autoritário, pelo jeito, desejava esconder da nossa sociedade, e do mundo esta realidade. E para comprovar que esses cientistas do Inpe, nunca estiveram a serviço de ONGs, como de divulgar dados incorretos sobre o desmatamento, como lhes foi imputado pelo Planalto, o cientista Fernando Reinach, de forma oportuna, em seu artigo no Estadão (10/08/19), publica a Tabela 1 e 2 de alertas do Deter (detecção em tempo real de desmate) do Inpe, que na Tabela 1 o desmatamento caiu de janeiro a maio, e subiu 9% em junho, e 148% em julho. Já na Tabela 2, ouve queda de janeiro a abril, e, altas em maio de 34%, junho 91%, e em julho 278%. Porém, no confronto técnico, e como deve ser feita a leitura dos números, entre as duas tabelas, neste ano, de janeiro a julho, ouve uma queda de 7% no desmatamento. Mas, como sempre mal informado, e de comportamento intempestivo, Jair Bolsonaro, infelizmente, pensa que defende o País! Mas, pela sua soberba e ignorância, peca sem saber como governar…

Inflação comportada

´
É certo que a atividade econômica está aquém do mínimo ideal. Porém, ótimo neste momento principalmente para as famílias de baixa renda que a inflação esteja bem comportada, como no mês de julho, que foi de apenas 0,19%! E no acumulado de 12 meses 3,22%, e longe do centro da meta de 4,25%. É uma ótima notícia, assim como da queda da taxa básica Selic de 6,5% para 6% ao ano, e provável 5% até dezembro. Projetando juros mais baixos, e preços dos produtos mais civilizados para o consumidor final. Esse foi o grande legado deixado pela gestão de FHC, com a introdução do Real, que enterrou de vez a hiperinflação. E, promoveu uma tarefa mais fácil para dona de casa que consegue lembrar o que pagou na última compra… Que na subida eventual de preços, aprendeu também que é melhor não comprar e deixar os produtos nas prateleiras dos supermercados…

Coaf odiado por corruptos

O Planalto, preocupado com excessivo jogo político com o Conselho de Atividades Financeiras (Coaf), o mesmo odiado por políticos corruptos, estava sob a responsabilidade do ministério de Sérgio Moro, foi para o ministério da economia, agora, sem outra opção, Jair Bolsonaro, deseja transferir para o Banco Central. Ora, na realidade o Coaf é a pedra no sapato do presidente! Porque, seu filho, o senador Flávio Bolsonaro, está supostamente envolvido numa investigação da Polícia Federal, sobre aquelas rachadinhas excrescentes como salários de assessores, com a participação direta de seu ex-assessor Fabrício de Queiroz, que estranhamente continua livre e solto. E, que, infelizmente, e conveniência, Bolsonaro, aplaudiu a decisão estapafúrdia do ministro do STF, Dias Tofolli, que liminarmente suspendeu todas as investigações sobre os números de movimentações financeiras suspeitas em análise no Coaf. Que também beneficia as esposas dos ministros Gilmar Mendes, e de Dias Toffoli, e centenas de pessoas, incluindo das organizações criminosas… Essa é a realidade de um Brasil, de privilégios patrocinados pelos ditos donos do poder…

Modo de fazer politica

Enquanto o presidente, Jair Bolsonaro, em seus quase oito meses de gestão, só promoveu confusão, crises, apoio a torturadores, ofensas a cientistas do Inpe, e pesquisadores do IBGE, etc., o governador de São Paulo, João Dória Jr., na contramão do Planalto, neste mesmo período de mandato, politicamente nada belicoso, buscou apoio à reforma da Previdência, com os governadores, não incentivou o “nós contra eles”, porém, foi atrás de investimento, e criação de empregos, viajando pelo mundo, como fez agora, em sua viagem a China, acompanhado de 35 empresários. Já que, esse País, importante parceiro comercial, hoje comandado pelo presidente Xi Jinping, já investiu no Brasil US$ 70 bilhões, ou quase R$ 280 bilhões. E deseja, continuar investindo em mobilidade urbana, setor portuário, despoluição do Rio Pinheiros, etc., como confirma aporte de US$ 800 milhões, ou R$ 3 bilhões, numa fabrica nova de celulares da gigante chinesa Huawei. Ou seja, objetivo com nossas prioridades Dória, otimiza seu tempo na busca de recursos e parceiros que promovam o nosso desenvolvimento econômico, e social, assim como o eleitor espera dos representantes que elegeu…

*Jornalista – paulopanossian@hotmail.com