José Carlos Nunes Barreto*

“Bendito seja o Senhor, rocha minha, que me adestra as mãos para a batalha e os dedos para a guerra” Salmo 144:1

O salmista Davi, no salmo 63, em meio a seu êxtase, diz que sua alma tem sede de Deus, como terra árida, exausta e sem água, e assim, no santuário, ele O contempla e exclama:” A Tua graça é melhor que a vida, os meus lábios te louvam”. Era ele, homem do coração de Deus, porém também teve seus momentos de fraqueza, chegando a mandar para o front de batalha, um dos seus generais, como forma disfarçada de homicídio, para poder se apossar de sua linda esposa, a qual já levara várias vezes para a cama. Seu pecado encoberto (quem poderia provar que ele tramara a morte de Urias, pergunto) torna sua alma uma sequidão de deserto. Seus ossos apodreciam, pela culpa não expiada.

Deus então, envia um profeta ao rei Davi, expondo claramente o quanto sua ação o desagradara, como guardião da justiça no universo, e pede a ele sinais de mudança real de vida. Davi se arrepende amargamente, e expressa isso no salmo32: “Enquanto calei os meus pecados, envelheceram os meus ossos, pelos meus gemidos todos os dias. Porque sua mão (de Deus) pesava dia e noite sobre mim, e o meu vigor, se tornou sequidão de estio. Confessei-te o meu pecado, e a minha iniquidade não mais ocultei. Disse : confessarei ao Senhor as minhas transgressões – Tu perdoaste a iniquidade do meu pecado”.

Depois, aliviado pelo peso retirado da consciência, proclama: ” Bem- aventurado aquele cuja iniquidade é perdoada, cujo pecado é coberto. Bem – aventurado o homem, a quem o Senhor não atribui iniquidade, e em cujo espírito não há dolo” . Quer dizer , não é que os efeitos do dolo do rei Davi não estivessem mais valendo, o que está colocado claramente, é a graça de Deus perdoando um homem amargurado por seus erros, e ,completamente arrependido.

O cristianismo, que foi instaurado a partir da raiz de Davi, baseia-se nesta graça. Segundo as escrituras, o anjo Gabriel no sexto mês de gestação, disse à Maria, mãe do Senhor: “Não temas porque achaste graça diante de Deus”. Graça é mercê, é favor. Num tempo em que tudo se vende – há até marketing religioso, Deus dá seu favor, de graça. E hoje, muitos como Davi, têm experimentado dessa graça.
No salmo 127, Salomão afirma que em vão vigia a sentinela, se o Senhor não guardar a cidade, e se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam . Quanto valeria um serviço de Deus, indago…Judas talvez pensasse saber- quantas moedas haveriam de comprar o Salvador, novamente indago…Mas Deus Pai não o impediu, e , apesar da traição, fez cumprir o plano soberano da sua graça.

Muitos políticos e artistas, como Judas Escariotes, têm vendido sua alma ao sucesso, e têm pago um alto preço em suas vidas, gerando depressões e suicídios. Lula e demais políticos julgados e condenados pela lava jato, talvez não saibam que , atados a Judas por terem traído o povo brasileiro, caso não se arrependam amargamente e peçam perdão a Deus, e ao povo, seguindo o exemplo de Davi, estarão sem a Sua graça , e esta é a senha para dizer que já venderam sua alma ao diabo, como o fizeram, infelizmente, muitos bispos e “pastores de almas”.

Para terminar, exemplos da graça de Deus: pode ser uma perseguição que inesperadamente cessa… um emprego que chega; estar vivendo um grande amor; uma chuva de verão;uma visão; um sonho ou premonição. Pode ser um livramento; um filho que nasce; fazer parte de um grupo de amigos; ou ter sua vida a salvo. Paulo orou três vezes ,para que um mal lhe fosse tirado- uma bofetada atroz de Satanás, mas o Senhor , ao negar, acrescentou: ” a minha graça te basta” . E ele, maior apóstolo do cristianismo, entendeu que isto era o melhor para sua vida. Por que não para nós, homens e mulheres de pouca fé, é a mensagem que fica, em nossas mentes e corações.

*Pós – Doutor e Sócio diretor da DEBATEF Consultoria.