Ascom/PMPM

Foi realizado o mapeamento de 74 nascentes da microbacia do córrego e apontada a necessidade de recuperação de sua mata ciliar

O Programa Municipal Pronascentes concluiu o cadastramento e diagnóstico hidroambiental de nascentes da microbacia do córrego Bom Sucesso, manancial de abastecimento do distrito. O trabalho técnico de campo e de sensibilização inicial dos produtores rurais ocorreu de março a julho de 2019 e contou com a cooperação técnica do Instituto Estadual de Florestas (IEF), do Centro Universitário de Patos de Minas (Unipam) e do Conselho Integrado de Meio Ambiente (CIMA), além do apoio de membros da comunidade local e das instituições que fazem parte do Colmeia Patos.

Na microbacia, foram diagnosticadas e mapeadas 74 nascentes de um total de 20 proprietários. Verificou-se que 71 dessas nascentes necessitam de cercamento devido ao pisoteio de gado. Considerando a escassez hídrica local e os principais fatores de degradação ambiental da microbacia, o estudo apontou ainda a necessidade de recuperação da mata ciliar do córrego, além de medidas de conservação do solo.

O diagnóstico ambiental da microbacia e as diretrizes para a recuperação foram submetidos ao Colmeia Patos, sendo aprovada a submissão do projeto ao Programa Pró-mananciais da Copasa, para liberação de recursos financeiros que vão viabilizar em breve a execução das ações ambientais na região do distrito de Bom Sucesso. Foi marcada também uma reunião para o próximo dia 25 (quinta-feira), às 18h, com a comunidade local e produtores rurais envolvidos, visando apresentar o diagnóstico realizado e obter a adesão deles ao projeto.