Valter de Paula/ Secretaria de Goveno e Comunicação

O prefeito Odelmo Leão lançou, nesta quarta-feira (10), um inédito modelo de atendimento de traumas e emergência no Brasil para a população de Uberlândia. Por meio de uma parceria com o Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, o Sistema Integrado de Atendimento a Trauma e Emergência (Siate) vai aprimorar o atendimento pré-hospitalar e de socorro da população de Uberlândia ao contar com regulação única e equipes de atendimento mistas (profissionais do Município e militares). O convênio entre as duas instituições, com anuência do Ministério Público, foi assinado durante solenidade na sala de reunião do gabinete do prefeito, no Centro Administrativo Municipal.

Com o novo sistema, a comunidade terá mais um serviço 24 horas à disposição, bem como segurança e atendimento integral diante das várias situações de emergências ou clínicas do dia a dia. A base do Siate será instalada na sede do 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, localizada na avenida Rondon Pacheco.

“Queríamos um projeto exclusivo para Uberlândia e com atendimento integral, que já vinha sendo idealizado pela nossa administração. Com a parceira dos Bombeiros, que viabilizaram a montagem das equipes mistas, teremos um serviço com a experiência dos militares em atendimentos de emergência aliado a uma equipe médica. É mais um serviço para o cidadão de Uberlândia”, explicou o prefeito Odelmo Leão.

O custo operacional do Siate será em torno de R$ 260 mil reais mensais. O processo seletivo dos profissionais e contratação serão feitos pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que já é parceira do Município na área da Saúde, conforme todos os critérios estabelecidos pelos Ministérios Público Federal e Estadual.

Projeto inédito

Diferentemente de outras cidades que têm serviço semelhante, o atendimento em Uberlândia será inédito pelo fato de contemplar equipes mistas. Ou seja, as seis ambulâncias (das quais uma será UTI móvel) que atuarão no sistema serão compostas por bombeiros, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de contar com o apoio de uma regulação médica própria, na sede do Siate, para avaliação dos pedidos de socorro que chegam pelo número 193.

Como funciona?

Os militares receberão os chamados pelo 193 e, ao obsevarem a necessidade de atendimento médico, direcionarão os chamados para a regulação médica. Esta equipe, se identificar a necessidade de um resgate, enviará uma ambulância ou UTI Móvel.

“O Siate terá acesso normalmente às Unidades de Atendimento Ingrado (UAIs) e outras instituições hospitalares da cidade. Teremos uma regulação médica que estará a serviço da população para avaliar todos os chamados e identificar a necessidade de uma equipe no local de acordo com cada caso”, explicou o secretário municipal de Saúde, Gladstone Rodrigues.

Processo seletivo

A contratação dos 60 profissionais (12 médicos, 36 enfermeiros e 12 técnicos de enfermagem) integrantes do Siate será realizada por meio do processo seletivo, que será promovido e divulgado amplamente pela Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM).

O edital será liberado no dia 12 de julho com todas as informações e início das inscrições. A prova escrita será no dia 26 de julho e as entrevista com os classificados de 29 a 30 de julho. No dia 1º de agosto, será divulgado o resultado final dos aprovados.

Doação ao Corpo de Bombeiros

Na solenidade, o prefeito Odelmo Leão também anunciou a doação feita pela Prefeitura de Uberlândia de quatro terrenos municipais ao Corpo de Bombeiros para a construção de um Pelotão Operacional e de um Centro de Treinamento. As áreas ficam localizadas uma ao lado da outra no bairro Chácaras Tubalina, somando 98,6 mil metros quadrados. A doação foi oficializada no Diário Oficial do Município, por meio da Lei Municipal nº 13.093, de 30 de abril de 2019.

“Cabe ao poder público pensar sempre a melhor forma de destinar os seus espaços para beneficiar a população. O Corpo de Bombeiros é uma das instituições mais importantes para o povo de Uberlândia, realizando um trabalho sério em defesa da nossa gente. Portanto, ficamos muito felizes de contribuir com o aprimoramento de sua atuação na cidade”, destacou o prefeito.

Confira características do Siate:

– Sistema municipal inédito de atendimento misto (profissionais do municipio e bombeiros) de traumas, emergências e casos clínicos pelo 193;

– Equipes compostas por bombeiros, enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem da rede municipal;

– Alia expertise de atendimento na rua dos militares ao conhecimento técnico dos profissionais municipais

– Regulação própria para análise dos chamados/atendimentos e direcionamento de conduta caso a caso;

– Mais um serviço na Saúde 24h à disposição da população de Uberlândia. Atualmente, município oferece o pronto atendimento de oito Unidades de Atendimento Integrado (UAI) e a Central de Ambulâncias;

– Base do Siate será instalada no 5º Batalhão do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais, localizado na avenida Rondon Pacheco. Serão seis ambulâncias de resgate (incluindo UTI Móvel) para atendimento exclusivo do novo sistema.