Foto: Araípedes Luz – Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

“O lúdico na educação infantil” foi o tema do terceiro módulo do curso “Experiências partilhadas” nesta segunda-feira (24). O aperfeiçoamento no formato de formação continuada é oferecido para profissionais da educação infantil e realizado pela Secretaria Municipal de Educação (SME), em parceria com a Escola de Educação Básica, da Universidade Federal de Uberlândia (Eseba/UFU). Ao todo são dez módulos com temas voltados para a educação infantil, permitindo ampliação de conhecimentos teóricos e trocas de experiências por professores e pedagogos. Os encontros tiveram início em abril e continuam até dezembro deste ano no Centro Municipal de Estudos e Projetos Educacionais Julieta Diniz (Cemepe).

Segundo a coordenadora de Ensino da Educação Infantil, Maria de Fátima Santos, da SME, o curso é oferecido para 80 profissionais do magistério público e particular, divididos em duas turmas. Os módulos acontecem no turno da manhã, nas segundas e quartas-feiras. Para cada turma serão ministradas 40 horas de atividades e, ao final, os participantes receberão certificados. “É a primeira vez que estamos fazendo neste formato e nossa intenção é realizar outras edições”, disse.

Para a professora da Eseba, Núbia Sílvia Guimarães, o curso aproxima as redes municipal e federal de ensino e permite uma enriquecedora troca de experiências. “Todos são beneficiados, mas principalmente as crianças, pois os profissionais adquirem novos saberes que depois são transformados em ações práticas”, afirmou.

Curso de Formação Continuada Experiências Compartilhadas

Programação:

Módulos já realizados

– Abril – Apresentando uma proposta
– Maio – Veredas pelas experiências nas/com as linguagens
– Junho – O lúdico na educação infantil

Módulos a serem realizados
– 8 e 10 de julho – Educação financeira infantil e consumismo: Uma questão de valores
– 12 e 14 de agosto – Infância e desenvolvimento: Contribuições da psicologia escolar numa perspectiva crítica
– 26 e 28 de agosto – A relação entre a família e a escola e sua interrelação com o desenvolvimento: As histórias como elementos fundamentais no cotidiano escolar infantil
– 23 e 25 de setembro – A literatura e sua iterrelação com o desenvolvimento: As histórias como elementos fundamentais no cotidiano escolar infantil
– 28 e 30 de outubro – Educação Especial e prática pedagógica
– 25 e 27 de novembro – Corpo, imaginário e infância: Experiências poéticas e pedagógicas
– 9 e 11 de dezembro – Reflexões sobre a avaliação na educação infantil