Dmae/Divulgação

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) iniciou neste mês as ações de cercamento das Áreas de Preservação Permanente (APP), relativas à temporada 2019 do Programa Buriti. A expectativa é construir mais de 60 mil metros de cerca linear até o fim deste ano, atendendo a 12 propriedades rurais.

A Fazenda Tenda, primeira propriedade a receber a demarcação de área, contará com oito mil metros de cerca. Situada na região da Tenda do Moreno, pertencente à Bacia do rio Araguari, a propriedade terá 61 hectares de área protegida ao final da ação. Mais de dois mil postes de madeira e 40 mil metros de arame serão usados na localidade.

“Não plantaremos mudas nativas neste momento. O local já tem algumas árvores e o cercamento se encarregará de proteger e reflorestar grande parte da área. Vamos avaliar no decorrer do ano a necessidade de futuras plantações de mudas no local”, explica o supervisor de projetos do Programa Buriti, Celismar Costa.

Ainda conforme Celismar, o cercamento é um investimento a longo prazo, que ajuda não somente na recuperação das nascentes, mas também na preservação da fauna e flora. “Com a técnica, nós protegemos a vegetação local, o que coopera para o processo de regeneração natural das plantas nativas. É uma ação que só traz benefícios para o meio ambiente e para o produtor”, concluiu.

Programa Buriti

O Buriti atua na preservação e recuperação das nascentes nas bacias do Ribeirão Bom Jardim e dos rios Uberabinha e Araguari. Desde a implantação do Programa já foram realizados mais de 451 mil metros lineares de cerca e mais de 350 mil mudas plantadas. Apenas em janeiro e fevereiro deste ano, durante o período de chuva, foram plantadas 63.900 mudas nativas do cerrado em 16 propriedades.

Para se cadastrar no programa, basta entrar em contato com o Dmae por meio de mensagem no Facebook, pelo e-mail programaburitidmae@gmail.comou pelo telefone 3233-2564.