Ivan Santos

Hoje, no mundo, as pessoas aprendam a viver entre fantasias e mistificações com ares de verdade. É preciso procurar entender os princípios básicos da inteligência tecnológica para distinguir o que é certo e o que é errado em espaços tecnológicos. Não há mais informações confiáveis nas redes sociais e, por extensão, nos sites de informações. É preciso receber todo tipo de informações da Internet, com reservas e procurar avaliar os conteúdos das postagens antes de considerá-los verdade absoluta.
Com auxílio de moderna tecnologia, já denominada deepfake (falsificação), informações e comentários aparecem nas redes sociais com aparência de verdade e confundem milhões que passam a “comprar gatos por lebres”. Muitas pessoas, encantadas com informações falsas, acreditam em duendes luminosos movidos por ações de um poder superior capaz de distribuir até felicidade por atacado. De uma hora para outra, muitas pessoas sem conhecimentos de ciência política, passam a orientar ações administrativas para equilibrar déficits orçamentários públicos, gerar empregos, renda e obrar milagres através de inteligência tecnológica.
Com auxílio de uma inteligência artificial, alguns montam estruturas informativas nas redes sociais e seduzem milhões de pessoas que acabam por abandonar a ordem social vigente e se concentram em ilusões. Esse tipo de comportamento fantástico pode destruir democracias e permitir o surgimento de regimes despóticos, autoritários, controlados por grupos de aventureiros associados à criminalidade que se organiza em todos os países do mundo para assumir o poder e explorar milhões de ingênuos humanos despreocupados.
Hoje, milhares de histórias falsas circulam nas redes sociais impulsionadas por robôs tecnológicos e criam ilusões impressionantes. É a globalização da mentira com feição de verdade. Milhares de pessoas não sabem distinguir verdade de mentira na Internet nem informação de propaganda. Loucura e sanidade marcham juntas e se confundem nas redes sociais. Alguém já disse recentemente que nem tudo que circula na Internet é mentira, mas a tecnologia que imita voz humana e gestos de pessoas de todas as raças e países leva muita gente a comprar gato por lebre e confundir som de berimbau com som de gaita. O novo mundo está complicado, Tigrada. Hoje é preciso circular com os cinco sentidos ligados a um desconfiômetro tecnológico para não se transformar em bobo de uma corte de novos imperadores cibernéticos que chegaram ao poder para desconstruir a ordem social tradicional. Santos no comando, se Deus quiser.

*Jornalista