Paulo Panossian*

Não bastasse o baixo nível de aproveitamento escolar dos estudantes brasileiros, que coloca, infelizmente, o nosso País, entre as últimas posições no ranking mundial, sai do forno uma pesquisa com 250 mil professores e diretores de escolas de 48 países, feita pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) no qual, indica mais um triste índice para nossa já desastrada coleção na área de educação. Aponta esta pesquisa, que, o professor brasileiro é um dos que mais sofrem intimidação e bullying. Como dobro da média dos países pesquisados, 28% dos diretores de escolas no Brasil, já presenciaram intimidação e casos de bullying entre estudantes. Semanalmente em 10% das nossas escolas são registradas intimidações de alunos contra professores ou diretores com “potenciais consequências para o bem-estar, nível de estresse e permanência deles na profissão”, diz a pesquisa! Será que as aulas estafantes e longe de criar motivação entre os alunos é um dos motivos destas reações intempestivas dos estudantes?! Ou os professores, que, infelizmente, são mal remunerados, estão também mal preparados para enfrentar essa grave questão?! O que sabemos é que esse quadro de intimidação e de bullying dos alunos contra professores e até diretores nas escolas não pode continuar. E menos ainda o baixo nível de transferência de conhecimento aos nossos estudantes…

Seleção de Tite acordou

Como há muito não víamos jogar, a seleção brasileira sob o comando de Tite, finalmente acordou e aplicou uma surpreendente goleada sobre o Peru por 5×0.  A nossa seleção apresentou um futebol altamente técnico, e determinado durante os 90 minutos! E com esse auspicioso resultado a equipe de Tite, se classifica para próxima fase da Copa América, sob aplauso da torcida que lotou o Itaquerão!   Porém, o que se espera é que a seleção canarinha, siga nesta competição, mantendo a mesma responsabilidade e alegria de jogar futebol, como fizeram contra o Peru,  afim de continuar merecendo o entusiasmo e apoio do torcedor brasileiro.

Bolsonaro rainha da Inglaterra?

O presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) inconformado com o Congresso, e se referindo ao oportuno projeto aprovado depois de seis anos de tramitação como da Lei Geral das Agências Reguladoras, afirmou “Querem me deixar como a rainha da Inglaterra”. Ou seja, sem direito de governar… Ora, presidente, não exagera! O que o Congresso, aprovou é de extrema importância para o País! Que livra definitivamente as 10 agências reguladoras existentes de serem aparelhadas pelo governo, assim como, infelizmente, agiu o Lula e a Dilma. É importante frisar que, partir deste projeto aprovado, como exemplo, a ANEEL, Anatel, ANP, ANS, ANAC, etc., não vão ter nomes para suas diretorias através de indicações politicas. O presidente da Republica, escolherá um nome de uma lista tríplice, que também será sabatinado pelo Congresso, tal qual, se faz com um ministro nomeado para o STF, ou para PGR, etc. E somente será nomeado para o cargo alguém com experiência profissional comprovada para a área. Além do mais, essas agências, diferente do que ocorre hoje, terão autonomia decisória, administrativa e financeira! Ou seja, longe da massa de manobra do governo e dos políticos… E entre outras medidas, ainda terão mandatos, de 5 anos (atual é de 4 anos) e sem possibilidade de recondução. Essas agências reguladoras, foram criadas a partir de 1996, na gestão de FHC, com o objetivo de ter um marco jurídico para regular e fiscalizar a atividade de determinado setor da economia. Como de energia (ANEEL), da aviação (ANAC), saúde (ANS), Anatel (comunicação) etc. Portanto, é bom que se frise que, o presidente não precisa ficar preocupado, já que, pelas leis vigentes não será uma rainha da Inglaterra… A não ser que queira governar uma Nação, sem segurança jurídica, e autonomia para as agências regulatórias, como as existentes e com sucesso em países desenvolvidos…

Turismo nos trilhos

Uma boa notícia! O governo de São Paulo, através da CPTM, estuda colocar em circulação, e depois de mais de 40 anos, um trem turístico saindo da Estação da Luz, na Capital, até a cidade de Santos. Na Baixada Santista, está previsto que o trajeto será até o terminal de passageiros de Navios Cruzeiros. Inclusive nestes últimos dias, para ajudar o estudo deste projeto, um teste foi feito aproveitando os trilhos da linha de Paranapanema. Se concluída, como se espera, essa linha turística litorânea para Santos, esse projeto certamente terá um grande sucesso. Já que, hoje, muito mal utilizado no País, é o seu potencial turístico…

Gás mais barato

Todo o esforço do governo de tentar reduzir o custo de produtos básicos, como agora, o Planalto, deseja reduzir para empresas e população o preço do gás em até 50%, é para ser aplaudido. Porém, não pode ser na base da canetada como fez a Dilma, ao reduzir, por exemplo, o preço da energia elétrica que até hoje estamos pagando o alto custo de uma decisão populista e demagoga. Seria importante, que, o anuncio nos próximos dias dessa medida batizada de Novo Mercado de Gás, não venha como mais uma jogada de marketing, num momento em que a nossa economia está estagnada e sem perspectiva de melhora… E que o governo seja célere para viabilizar essa queda de preço do gás, que pode até alavancar o PIB, porque melhora o custo de produção das empresas e dá folga ao orçamento familiar. Porém, vai exigir a transferência para iniciativa privada, de empresas da Petrobrás, que atuam nesta área do gás, como das transportadoras e distribuidoras. Ou seja, é uma operação complexa, que, vai precisar também da participação de muitos Estados, que são sócios de empresas deste setor. Torço que dê certo…

Articulação de cara nova

Articulação politica do Planalto, de cara nova! Sai o improdutivo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, e, em seu lugar é nomeado o General Luiz Eduardo Ramos. Antes tarde do que nunca… Porém, o presidente Jair Bolsonaro (PSL-RJ) que vem cometendo erros grosseiros de comunicação em sua gestão, prejudicando inclusive o andamento da nossa economia, e, fora de hora fala que deseja até ser reeleito em 2022, faz uma confissão! De que, admite a sua inexperiência em articulação política, e que o governo vai voltar ao modelo anterior ( exemplo, do Temer)! Ora, faz esta revelação, mesmo tendo cumprido 28 anos de mandato no Congresso, e somente depois de seis meses de gestão… E, de longe não é um gesto de humildade… Já que, nesse interim, no lugar de assimilar as criticas que recebeu, porque também insistia que iria introduzir no País, a “nova politica” (que não existe…) Bolsonaro, falava por todos os cantos, que, era perseguido pela imprensa, formador de opinião e até por políticos experientes, que aconselhavam o presidente melhorar o relacionamento com os parlamentares do Congresso. Porém, com o recesso Legislativo na porta, ou quase de um ano perdido, o General Ramos, a quem desejamos sorte, vai precisar de muita dedicação para convencer que o governo mudou de postura política… Esta mesma que em seis meses prejudicou muito o País…

*Jornalista – paulapanossian@hotmail.com