Cleiton Borges/Secretaria Municipal de Governo e Comunicação

Dando sequência ao trabalho contínuo de aprimoramento dos profissionais atuantes nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e ambulatório dasUnidades de Atendimento Integrado (UAIs), a Prefeitura de Uberlândia realizou a oficina “Eventos Agudos na Atenção Primária à Saúde”. A ação faz parte do programa Qualifica SaUDI, que busca estabelecer padrões de qualidade comuns para as unidades de saúde da cidade.

O workshop foi destinado a cerca de 350 enfermeiros, médicos e oficiais administrativos. A qualificação, focada nas queixas imediatas dos pacientes, ocorreu na manhã desta quarta-feira (12) e segue durante a tarde. A distribuição em dois turnos visa não afetar o trabalho nas unidades.

 

Plano de ação

Durante a capacitação, foram abordados o modelo de atenção aos eventos agudos (aqueles considerados como queixas imediatas), acolhimento e organização dos processos para atenção aos pacientes e classificação de risco. A coordenadora da Atenção Primária, Karina Kelly, explica que o objetivo principal é o preenchimento de modelos de plano de ação para realização dentro das respectivas unidades.

“A Atenção Primária é uma ordenadora de fluxo, só que também tem que estar preparada por ser um ponto de atenção para atender esses eventos agudos, como dores intensas, febre, mal-estar, entre outros. Temos que fazer com que essas unidades estejam preparadas para atender os pacientes com classificação verde e azul que estão nos pronto atendimentos das UAIs. Tudo isso com o objetivo de criar vínculos com a população acolhida pela unidade de saúde da família”, explicou.

A auxiliar administrativa Juliana Rosa trabalha na UBSF do Shopping Park I. Ela já passou por unidades do Shopping Park II e Lagoinha e reconhece a importância da qualificação. “Esse evento é o início de uma mudança no acolhimento ao paciente. Outro ponto positivo é que nós profissionais estarem falando a mesma linguagem. Estamos em crescimento, por isso é importante aprender”, destacou.