Ascom/PMPM

A Prefeitura Municipal de Patos de Minas vem sistematicamente trabalhando no combate à dengue. Uma das frentes adotadas pela administração municipal foi desenvolver um trabalho preventivo para buscar conscientizar a população quanto às atitudes que devem ser tomadas para acabar com os focos do Aedes aegypti, mosquito causador da doença.

Nesse trabalho preventivo, os agentes de combate a endemias do Programa Municipal de Combate à Dengue (PMCD), vêm realizando diversas ações em escolas municipais e estaduais do município com o intuito de difundir informações a respeito da dengue, do mosquito causador dessa doença e de como agir para acabar com os criadouros desse mosquito.

As visitas às escolas vêm acontecendo há vários meses com ações educativas organizadas por meio de palestras e de debates para que os alunos esclareçam suas dúvidas a respeito da dengue e das questões que estão relacionadas a essa doença. Na última semana, os agentes estiveram nas escolas municipais Prefeito Jacques Corrêa da Costa e Jeremias Francisco de Paula (localizada no distrito de Santa Maria) e na Escola Estadual João Barbosa Porto (com sede no distrito de Bom Sucesso).

Nas escolas de Santa Maria e de Bom Sucesso, o trabalho educativo pautou-se por palestras cuja finalidade foi mobilizar os alunos no combate ao mosquito Aedes aegypti. Os estudantes dessas escolas receberam informações sobre o ciclo evolutivo do mosquito, as doenças que ele transmite e como é possível evitar sua proliferação. Os agentes, ao final das palestras, tiraram dúvidas dos alunos quanto à temática abordada e receberam um panfleto com orientações sobre um circuito de combate para ser realizado em casa, com o auxílio dos pais.