Foto: Comunicação Dmae

O Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) realizou 10.536 atendimentos em abril por meio de sua plataforma de atendimento presencial na sede da autarquia e pelo Fone Fácil 115. Os serviços de religação foram os mais solicitados, com 4.363 pedidos por telefone e 879 presenciais – números equivalentes a 66% e 15%, respectivamente.

Além das religações, a população tem usado o Fone Fácil 115 para notificar sobre vazamentos (10%), pedir vistoria (7%), solicitar desobstrução da rede de esgoto (6%), entre outros. Já por meio da plataforma presencial, as maiores demandas foram de parcelamento (12%), análise de dívida (7%), projeto hidráulico (6%) e pedido de ligação de água (4%). As retiradas de segunda via da fatura de serviços também tiveram uma grande demanda (33%).

De acordo com a diretora financeira da autarquia, Simone Pacheco Ribeiro, os números indicam que o Dmae tem buscado facilitar a vida do contribuinte, agilizando os pedidos de religação de água, logo após o pagamento do débito por meio do 115. “O Fone Fácil do Dmae oferece mais de 90 serviços, assim o contribuinte ganha tempo e não precisa vir à sede para fazer os pedidos. Já no atendimento presencial procuramos otimizar, esclarecendo dúvidas e negociando débitos em atraso”, explicou.

Estrutura

O Dmae tem cerca de 30 equipes de manutenção de água e esgoto com o objetivo de prestar um atendimento rápido e eficiente à população. O tempo de atendimento das demandas varia de acordo com o tipo de serviço solicitado. No caso de uma ligação de água, por exemplo, o tempo médio é de sete dias