Ivan Santos*

Amanhã, os torcedores do Time do Capitão-presidente pretendem sair às ruas para defender o “Brasil acima de tudo e Deus acima de todos”.
O céu da pátria neste instante não está de brigadeiro nem o mar de almirante. Antes de completar cinco meses no comando do Governo, o Mito já provoca insatisfação em alguns setores da sociedade organizada ou não.
Ontem circulou uma pesquisa encomendada pela Corretora XP Investimentos que registrou uma queda significativa na avaliação pública positiva do Governo. Parte expressiva da população já começou a avaliar que é a falta de iniciativa do Presidente que mantém a crise, o desemprego e a falta de esperança dos pobres do País. Não é. Nem o novo governo poderia resolver problemas deixados por administrações anteriores, em apenas cinco meses. No entanto, muitas pessoas que votaram no Mito esperam dele milagres em pouco tempo.
O Presidente já disse que não vai comparecer pessoalmente às manifestações contra os políticos e contra o Supremo, amanhã. Vai acompanhar o movimento de fora, mas os manifestantes falarão bem dele e deverão descer a madeira nos políticos e nos juízes superiores.
No Planalto, o grupo que apoia o Governo comemora a transferência do Coaf das mãos do ministro Sérgio Moro para as de Paulo Guedes, ministro da Economia. Por quê? Porque Guedes é a esperança de reaquecer a economia e não tem ambição de disputar a cadeira do comandante em 2022. Já Moro, tido como cavaleiro andante contra a corrupção, com o Coaf poderia ter uma arma pesada contra a criminalidade e se transformar em herói. Nesta condição seria um candidato forte ao Trono na próxima eleição. Assim é melhor cortar-lhe as asas agora para que ele não voe alto amanhã.
Os protestos de amanhã podem ser como tiro pela culatra para o Governo, principalmente se os manifestantes proclamarem apoio ao Capitão Presidente e hostilizarem o Congresso e o Supremo, dois pilares da democracia cabocla. Vai ser uma jogada surrealista pra Dr. Pinel nenhum classifica-la sem esforço. Até amanhã.

*Jornalista