Ascom/PMPM

Neste ano, o Festival de Pratos Típicos repetiu o sucesso alcançado nos anos anteriores. Em sua 38ª edição, o festival ofereceu uma noite de muito sabor e aroma em meio a mais de 200 receitas de darem água na boca.

Idealizado na década de 80 pela extensionista da Emater, Lusmar Costa, o concurso gastronômico tem o intuito de incentivar a produção e o consumo do milho na alimentação humana, além de destacar o produto principal das festividades da Fenamilho. O evento é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais em parceria com a Prefeitura Municipal de Patos de Minas e a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).

Em 2019, o Festival de Pratos Típicos foi realizado no Restaurante do Sindicato Rural, no Parque de Exposições Sebastião Alves do Nascimento, na última segunda-feira (20) e recebeu cerca de 500 pessoas. Levando em consideração a criatividade, inovação e boa apresentação dos pratos inscritos no concurso, os destaques do evento que receberam o Troféu Lusmar Costa, neste ano, foram: “Tropeiro de Milho”, por Hilda Pereira, “Cupcake de Pamonha”, por Lindaura Piau e “Tabule de Milho”, por Lázara Lulia.

Segundo Marli Cambraia, extensionista da Emater-MG, “o festival de pratos típicos é importante porque preserva a tradição dos patenses através da sua culinária”. Ela destaca ainda que esse evento possibilita a apresentação das diferentes formas de preparar o milho, símbolo maior da Fenamilho.