José Carlos Nunes Barreto*

“Havia na igreja de Antioquia profetas e mestres: Barbabé, Simeão, Lúcio de Cirene, Manaém, colaço de Herodes, o tetrarca, e Paulo. E, servindo eles ao Senhor e jejuando, disse o Espírito Santo: Separai-me, agora, Barnabé e Paulo para a obra a que os tenho chamado. Então, jejuando e orando, e impondo sobre eles as mãos, os despediram. ” Atos dos apóstolos 13:1,2 e3

Após a dualidade esquerda direita ter aflorado, durante e após as eleições presidenciais de 2018, um dos piores revezes para a sociedade, sob meu ponto de vista, foi o estreito debate sobre religião por parte de presidenciáveis e seus seguidores. O País não merecia isso. Foi como se, não crer em Deus fosse algo que merecesse a fogueira, como na idade média. O apóstolo Paulo, antes da conversão, não teria chance de ser quem foi- o apóstolo dos gentios- se dependesse desta turma. A verdade é que, muitos não conseguem crer, e os cientistas que escanearam o cérebro, dissertaram que, estes não possuem as fundações neurais que constituem, segundo estes estudos, o ponto “Deus”.

Aquele processo eleitoreiro, mostrou a falta de Inteligência Espiritual dos nossos líderes.(Danah Zohar e dr Ian Marshall ,denominam de QS- Quociente de Inteligência Espiritual, que seria a inteligência da alma.Esta inteligência coordenaria as demais QI- Quociente de Inteligência,QE- Quociente Emocional e QF- Inteligência Física). É naquela, segundo os autores,que nos curamos e nos tornamos um todo íntegro. O QS independe de cultura, ou de valores. Na Europa de antigas luzes, vemos hoje o obscurantismo e a estupidez de muitos mandatários, ao repetir a “solução final” do nazismo em cima dos “diferentes”, refugiados e nômades, o que descortina a estupidez dos atuais tempos vividos de baixo QS.(Palmas para o governantes brasileiros que , apesar da situação econômica precária no Brasil, atendem de maneira exemplar à crise humanitária da Venezuela, acolhendo as famílias em fuga da ditadura bolivariana, programa este utilizado como paradigma para o mundo).

Os autores citados, em seu livro “QS – A Inteligência Espiritual”, afirmam que esta inteligência não evolui a partir de valores existentes , mas cria, em vez disso, a própria possibilidade de termos valores, além disso, é anterior a qualquer cultura determinada, e, torna possível o religioso, mas independe de religião, como mostram os versos de Rumi- poeta sofista do século18:
“Não sou cristão, não sou judeu,não sou zoroastriano/Não sou nem mesmo muçulmano/Não pertenço à Terra ou a qualquer mar conhecido ou desconhecido/ A natureza não pode me possuir nem me reinvidicar, e o céu , tampouco/Nem também a Índia, China, Bulgária/Meu torrão natal em nenhum lugar está/meu signo é ter e não ter signo/Talvez digas que me vês a boca, as orelhas, o nariz,- mas eles não são meus./Eu sou a vida da vida./Sou aquele gato, esta pedra, ninguém/ Joguei fora a dualidade, como se faz com um velho pano de enxugar prato./Vejo e conheço todos os tempos e mundos, como único, único,sempre único./O que, pois, tenho de fazer para que reconheças quem te fala, indago/Aceita isso ,e muda tudo!/Esta é tua própria voz, que ecoa das muralhas de Deus”.

O apóstolo Paulo com alto QS, posto que guiado pelo Espírito de Deus, foi um exemplo de pastor de almas, que ao contrário do que se vê hoje, deu prioridade ao sagrado imaterial em nossas vidas, à graça,à paz e à misericórdia de Deus, e não acumulou riquezas materiais advindas de suas atividades missionárias.

Concluo afirmando que,se fizemos no passado tantas guerras e cruzadas em nome de Deus, pergunto se precisávamos de mais este atraso em seu sacrossanto nome, para eleger um simples representante do povo…

*Pós Doutor e Sócio diretor da DEBATEF Consultoria